Yellowstone: quase 100 tremores em 24 horas

Os mais de 90 tremores que ocorreram em Yellowstone podem se tornar o "enxame sísmico" mais bem registrado dentro do Parque Nacional. Uma coincidência que estimula a ciência.

terremoto, terremoto, eua, yellowstone
Os 91 terremotos reais aconteceram quando um experimento artificial também estava acontecendo.

Quinta-feira (16) foi um dia muito especial no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. Em apenas 24 horas, foram registrados 91 terremotos, de acordo com o United States Geological Survey (USGS). Os tremores foram detectados a sudoeste de Yellowstone Lake, entre Heart Lake e West Thumb.

Embora a área seja uma das regiões com a maior atividade sísmica dos Estados Unidos - experimenta uma média de 1.500 a 2.000 terremotos por ano - este número de terremotos "é enorme em termos de número e magnitude, mas não chega perto do maior enxame sísmico gravado", disse Michael Poland, cientista responsável pelo Observatório Vulcânico de Yellowstone.

"Yellowstone teve situações que incluem centenas de terremotos em um dia", disse Poland. "Por exemplo, houve um enxame sísmico de 3 meses que ocorreu entre junho e setembro de 2017, com 2.400 terremotos localizados e uma magnitude máxima de 4.4."

O recente aglomerado de terremotos não excedeu a magnitude 3.0. O maior terremoto foi registrado com uma magnitude de 2.8, enquanto o mais fraco já medido teve uma magnitude de 0.1. É apenas quando os terremotos atingem magnitudes entre 2.5 e 5.4 que o movimento é geralmente sentido, e às vezes eles podem gerar alguns danos menores.

Mesmo com toda essa atividade, os cientistas dizem que não há sinais de uma erupção vulcânica iminente e que não há risco do adormecido "supervulcão" explodir sem aviso. O Programa de Riscos Vulcânicos do USGS declarou um nível de alerta "normal" em 1 de setembro

Os melhores terremotos registrados

Ao mesmo tempo, a Universidade de Utah e a Universidade do Novo México conduziam um experimento no Parque Nacional. Este experimento consistiu em medir as vibrações geradas por um caminhão "vibroseis" para obter uma imagem da câmara magmática dos vulcões de Yellowstone.

Esses caminhões são veículos gigantes que podem pesar mais de 30.000 kg e que vibram placas de aço no solo, enviando energia de baixa frequência que é registrada por uma série de sismógrafos distribuídos pelo parque. Foi então que esse conjunto de instrumentos começou a medir sinais que eram relacionados ao experimento, mas outros que não vinham dos caminhões.

"Então, os 91 terremotos reais aconteceram quando um experimento sintético também estava ocorrendo, o que é muito legal porque significa que o enxame natural foi "visto" por centenas de sismômetros temporários. Será o enxame de terremotos mais bem registrado em Yellowstone!" Polond disse em uma entrevista.