O impressionante desabamento de uma casa em rio no Alasca devido ao rompimento de uma geleira

A inundação foi registrada na Bacia Suicide, uma bacia lateral na Geleira Mendenhall. As autoridades da cidade declararam estado de emergência. Havia menos de 1% de chance desse nível de inundação ocorrer.

A ruptura de uma geleira no Alasca (EUA) provocou uma inundação repentina que causou estragos nos arredores de Juneau, capital do Estado, onde várias casas foram destruídas.

Segundo o informado no domingo (6) pelo Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos (NWS), a inundação ocorreu na Suicide Basin, uma bacia lateral na geleira Mendenhall, localizada a cerca de 19 quilômetros ao norte de Juneau, após o rompimento de uma barragem que tinha um lago glacial. O evento fez com que o curso do rio Mendenhall aumentasse consideravelmente.

Dada a situação, as autoridades da cidade declararam estado de emergência. Duas casas estão desaparecidas e outra foi parcialmente danificada e levada pela água, disse o vice-gerente de Juneau, Rob Barr.

Na escala FEMA (Federal Emergency Management Agency), havia menos de 1% de chance desse nível de inundação ocorrer, disse Aaron Jacobs, hidrologista do Serviço Meteorológico Nacional de Juneau. "Nem pensamos que isso fosse possível", acrescentou.

O depoimento da testemunha direta do desabamento da casa

O vídeo feito pelo morador Sam Nolan mostra uma estrutura de vários andares desabando no rio. Nolan observou por mais de uma hora enquanto a casa sucumbia à enchente.

"Foi muito triste ver, mas tudo o que podíamos fazer era ficar lá e assistir", disse Nolan.

De acordo com o NWS, a Suicide Basin vem liberando transbordamentos de lagos glaciais desde 2011, que causam inundações ao longo do Lago Mendenhall e do Rio Mendenhall.