Urgente: Super Tufão Doksuri ameaça as Filipinas e Taiwan, depois seguirá rumo à China
O Super Tufão Doksuri, com intensidade de um furacão de categoria 4 e ventos de 230 km/h, ameaça partes das Filipinas e Taiwan, provocando chuvas extremamente volumosas e ventos intensos. O próximo país na mira do super tufão é a China!

Um super tufão, denominado Doksuri - ou Egay, nome filipino - se formou sobre o Pacífico Oeste e se intensificou rapidamente, alcançando a intensidade de um furacão de categoria 4, com ventos de quase 230 km/h!
Doksuri começou como uma tempestade tropical no Pacífico Oeste na última sexta-feira (21). Durante o final de semana, o sistema se intensificou rapidamente e atingiu a categoria de tufão no domingo (23) sobre o Mar das Filipinas. Enquanto trilhava sua trajetória para noroeste, o tufão se intensificou rapidamente entre domingo e segunda (24) chegando à categoria de super tufão.
Agora Doksuri é um poderoso e robusto ciclone tropical com um diâmetro de quase mil quilômetros que, no momento, move-se bem perto do norte das Filipinas. O tufão deverá passar pelas ilhas filipinas de Babuyan, com intensidade de categoria 4, já nas próximas horas, o que poderá gerar grandes prejuízos nessas pequenas ilhas. Por este motivo, as ilhas estão sob alerta nível 5, o mais alto do sistema de alertas para ciclones tropicais.
For #TimelapseTuesday we're sharing 2-day imagery via Japan's #Himawari9 ️ of #SuperTyphoon Doksuri's path towards China, Taiwan, and the Phillipines.
— NOAA Satellites (@NOAASatellites) July 25, 2023
At the last report, #Doksuri had sustained winds of 140 mph.
Updates: https://t.co/fHDiQ4hM3Y pic.twitter.com/uSOkm6dOBK
Apesar de não atingir diretamente a grande Luzon, maior e mais populosa ilha das Filipinas onde situa-se a capital, Manila, os fortes ventos associados ao tufão poderão atingir o norte da ilha e provocar transtornos. Além dos ventos, é possível observar nas imagens de satélite que grandes bandas de convecção intensas, associadas ao tufão, atuam sobre grande parte da ilha de Luzon, principalmente nas porções norte e central. Portanto, são esperados grandes acumulados de chuva em grande parte do país, podendo chegar a 300 mm em 24 horas no norte de Luzon.
Os fortes ventos e bandas de convecção também passarão a atingir Taiwan nas próximas horas, à medida que o tufão Doksuri continua sua trajetória para norte-noroeste, se aproximando do sul de Taiwan entre quarta (26) e quinta-feira (27). Entretanto, espera-se que o tufão passe a perder intensidade a partir de amanhã, caindo para o equivalente a um furacão de categoria 2, com ventos de até 170 km/h.
Doksuri atingirá diretamente a China
Apesar das previsões mostrarem que o Super Tufão Doksuri começará a perder a intensidade a partir de amanhã, o tufão ainda representa um sério perigo para a China, já que o sistema deverá fazer landfall - termo usado quando um ciclone tropical passa a se mover sobre um continente - no sudeste do país, na província de Guangdong, entre quinta e sexta-feira (28).
No momento, o Super Tufão #Doksuri ( #EgayPH) está se movendo sobre o Pacífico Oeste em direção ao norte das Filipinas e Taiwan, com ventos de até 230 km/h!
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) July 25, 2023
️O #tufão deverá atingir a China na sexta-feira (28).
️Confira as imagens de satélite: https://t.co/aChU96cc7Z pic.twitter.com/OpzeCNDpZE
Com isso, o governo chinês pediu para que os barcos de pesca busquem abrigos e para os agricultores acelerarem suas colheitas antes da chegada do tufão. As previsões indicam que Doksusi atingirá a China com intensidade de um furacão de categoria 2, podendo provocar ventos intensos e chuvas torrenciais. É bem provável que Doksuri seja o tufão mais poderoso a atingir a China até o momento, na temporada de tufões deste ano.
Lembrando que no início da semana passada a mesma província chinesa de Guangdong foi atingida pelo tufão Talim, classificado como categoria 1, que fez com que centenas de milhares de pessoas fossem evacuadas de suas casas.