Uma praia no mundo surpreende com suas nascentes de água doce, onde fica?

Nesta impressionante praia você pode tomar banho de sol e desfrutar de um agradável mergulho no Mediterrâneo... e ainda contemplar várias nascentes de água doce na areia! Onde se localiza e por que isso acontece?

Praia de Fuentes Alcossebre
Nesta praia espanhola, a água doce sai do próprio areal, formando poças e até um pequeno riacho.

Quando pensamos em um dia típico na praia, logo nos vêm à mente as típicas imagens de sol, areia e, claro, água salgada. Mas na Costa del Azahar, na Província de Castellón, na Espanha, existe um areal muito especial onde você pode desfrutar da água fresca enquanto toma sol ou se banha no Mediterrâneo.

Esta praia está localizada na área de Alcalà de Xivert - Alcossebre, fazendo fronteira com Peñíscola ao norte e Torreblanca ao sul. Precisamente no centro de Alcossebre podemos visitar este local muito particular: a praia de Las Fuentes (ou de les Fonts). Este geotopônimo já nos dá uma pista muito importante do que vamos encontrar na sua areia macia.

Nascentes de água doce à beira-mar

É uma das praias mais populares do município de Castellón, graças aos seus 400 metros de comprimento e à sua areia fina. Além disso, muitas famílias espanholas escolhem Alcossebre para passar as suas férias, desfrutar da paisagem, explorar as grandes maravilhas da natureza perto da zona e desligar-se do mundo agitado da cidade. Embora possa não parecer, sua aparência atual é artificial.

No entanto, a maior peculiaridade do arenal de Las Fuentes reside no fato de que nele existem várias nascentes de água doce, e várias delas estão até sob a superfície da água. A água provém de um grande aquífero com cerca de 2.400 km² de extensão, formado durante o Jurássico. Quase não tem pontos de descarga natural, e justamente os da praia são um dos poucos locais por onde emerge a água do aquífero.

É muito curioso poder contemplar na praia como a água jorra e borbulha, formando pequenas poças. E até um pequeno rio é gerado, que pode ser um dos mais curtos do planeta. Além disso, após episódios de chuva forte, a água escorre com mais força, deixando marcas surpreendentes. É comum que as pernas afundem nesses buracos, caso passar por cima.

youtube video id=U77xPkbnPrw

Segundo algumas estimativas, a água doce subterrânea emerge em vários pontos da costa de Castellón com uma temperatura mais ou menos estável ao longo do ano, em torno dos 18ºC, contrastando com a água salgada muito mais quente do Mediterrâneo, com picos próximo dos 30ºC no verão. Por esta razão, nesta praia a água é mais fresca do que nas outras da região, e devido a estes afloramentos de água fresca e fria, não costuma ter muitos peixes.

Problemas de poluição nos últimos anos

Apesar do grande valor ecológico da praia de Las Fuentes, nos últimos anos ela tem estado no centro das atenções devido a graves problemas de poluição. Até houve fechamento ocasional da praia durante a época turística, quando foram detectadas bactérias fecais na água da nascente. Por ser proveniente do aquífero, é muito difícil encontrar a origem da contaminação.

Existem mais praias com nascentes na Espanha?

Sem dúvida, esta praia é a mais mediática, mas na Espanha não é muito estranho encontrar nascentes junto ao mar, sobretudo nas áreas onde predomina o calcário. Muito perto de Alcossebre, na bela cidade de Peñíscola, há milhares de anos que a água corre sem cessar pelo subsolo, surgindo no tombolo sob a forma de grandes nascentes de água, em vários troços da grande rocha sobre a qual se encontra o centro histórico desta cidade. Também na vizinha torre de Badum, a água doce flui para o mar, vinda do mesmo aquífero.

Outro exemplo muito curioso pode ser encontrado na conhecida praia de San Lorenzo de Gijón, onde existe uma nascente que brota da própria areia. Quando os cães podem descer à praia, vêm cheirar e beber da nascente, uma água fresca e mais fria que o mar. Os mais curiosos ficam por cima, pois rapidamente se afundam até aos joelhos nesta "areia movediça". Claro, por enquanto não há evidências de que alguém tenha sido "engolido" por ela.