Poderosa tempestade traz de volta nevascas após 701 dias sem nevar em Nova York

No dia 13 de fevereiro, a tempestade Lorraine provocou fortes nevascas no nordeste dos Estados Unidos, que foram tão significativas a ponto de fechar estradas e escolas e cancelar voos.

Em diversos meios de comunicação no mundo noticiou-se que na última terça-feira (13) caiu neve abundante na costa nordeste dos Estados Unidos. Nas fotografias e nos vídeos, chama a atenção as pessoas caminhando tranquilamente enquanto os flocos brancos caem, em locais como o Parque Central.

Segundo os meteorologistas, foi uma tempestade rápida que despejou neve abundante na cidade de Nova York, bem como em outras importantes áreas metropolitanas da zona nordeste.

Em consequência da tempestade, o fornecimento de energia elétrica foi suspenso, voos foram cancelados e aulas suspensas. Foi informado que mais de 30 centímetros de neve caíram, da Pensilvânia até Connecticut.

Foram cerca de 38 centímetros de neve nos estados de Connecticut, Pensilvânia e New Jersey. Nesse mesmo sentido, dizia-se que foi o dia com mais neve em Nova York em dois anos.

Máquinas para remover a neve

Foram registrados pouco mais de 8 centímetros de neve no Central Park em Nova York. Devido a isso, a referida data (13 fevereiro) foi o dia em que ocorreu maior quantidade de neve desde 29 de janeiro de 2022.

neve, EUA
Uma queda de neve considerável ocorreu na região Nordeste dos Estados Unidos. Foto: abc7ny.com

Além disso, diz-se também que essa neve deu fim a um período de 744 dias consecutivos sem acúmulo de no mínimo 5 cm de neve. Na Pensilvânia, Nova Jersey, Nova Iorque, Connecticut, Maryland, Rhode Island, Massachusetts e Virgínia, mais de 130 mil clientes ficaram sem serviço de energia elétrica.

Intensas rajadas de vento

Os acumulados de neve eram tão grandes que o peso provocava a quebra de alguns galhos de árvores, enquanto as intensas rajadas de vento pioravam as condições do ambiente.

Na Pensilvânia, Nova Jersey, Nova Iorque, Connecticut, Maryland, Rhode Island, Massachusetts e Virgínia, mais de 130 mil clientes ficaram sem serviço de energia elétrica.

Segundo a previsão, até o final desta semana poderão ocorrer mais pancadas de chuva com estas características. A tempestade de inverno deixou pelo menos uma pessoa morta, provocou o cancelamento de centenas de voos e causou alguns acidentes rodoviários.

Tempestade prevista para os Estados centrais

De acordo com o divulgado nos meios locais, era esperado que durante a quarta-feira (14) uma tempestade atingisse os Estados centrais dos EUA, antes de seguir em direção ao nordeste do país na noite desta quinta-feira (15). Esperam-se vários centímetros de neve nessas regiões.