Turbulência brutal deixa feridos graves em voo para o Havaí

Um voo lotado de Phoenix para Honolulu passou por uma forte turbulência, causando 35 feridos, sendo 11 graves. Veja os vídeos de como ficou o avião após o fato.

36 pessoas ficaram feridas no último domingo, 18, incluindo 11 gravemente, quando um voo da Hawaiian Airlines de Phoenix para Honolulu sofreu forte turbulência cerca de 30 minutos antes do pouso.

Paramédicos trataram pacientes, de 14 meses a adultos, com uma longa lista de ferimentos, incluindo ferimentos graves na cabeça, cortes, hematomas, náuseas e perda de consciência.

O Airbus A330 viajava completamente lotado, transportando 278 passageiros e 10 tripulantes. A Hawaiian Airlines disse que o voo Phoenix 35 "pousou com segurança" em Honolulu por volta das 10h50, horário local.

Jon Snook, vice-presidente executivo e diretor de operações da Hawaiian Airlines, disse que a turbulência ocorreu pouco antes ou no ponto de descida. “Estamos muito gratos por a extensão dos ferimentos não ter sido crítica. Poderia ter sido pior."

Dos feridos, 20 pessoas foram levadas para salas de emergência. 11 estavam em estado grave e 9 em condição estável, disse o diretor do Honolulu EMS, Dr. Jim Ireland. 8 ambulâncias responderam para levar as pessoas aos hospitais, enquanto um ônibus da cidade foi usado para transportar outras pessoas.

"Embora inicialmente pensássemos que havia alguns pacientes gravemente feridos, após uma avaliação mais aprofundada, descobrimos que eles não estavam tão feridos, o que foi ótimo", disse Ireland.

Provável causa meteorológica da turbulência no voo para Honolulu

O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) informou que a turbulência severa ocorreu a cerca de 36.000 pés. "Acreditamos que o voo pode ter passado por uma tempestade, o que pode ter causado uma forte turbulência", disse o meteorologista do NWS Genki Kino. “Durante esse tempo, houve tempestades espalhadas por toda parte.