Theta é a 29ª tempestade da temporada de furacões do Atlântico

Com a formação da Tempestade Subtropical Theta no Oceano Atlântico Norte, a 29 ª tempestade nomeada da atual temporada, 2020 é oficialmente o ano com a temporada de furacões mais ativa da história dos registros, superando o ano de 2005!

Theta
A Tempestade Subtropical Theta, 29ª tempestade da temporada de 2020, se formou em oceano aberto no Atlântico Norte a sudoeste do arquipélago de Açores. Fonte: RAMMB/CIRA.

A Tempestade Subtropical Theta se formou entre a noite de segunda e início dessa terça-feira (10) sobre o Oceano Atlântico Norte a cerca de 1600 km a sudoeste do arquipélago de Açores. Theta é a 29ª tempestade tropical nomeada da temporada de furacões do Atlântico Norte de 2020, um número nunca alcançado na história!

Apesar de não representar uma ameaça direta ao continente, já que a tempestade se formou em oceano aberto e provavelmente não atingirá diretamente a terra, Theta representa um grande marco desse ano. Com a sua formação, o recorde anterior de 28 tempestades nomeadas de 2005 foi quebrado, colocando a temporada de 2020 como a mais ativa da história!

A tempestade está viajando para leste, bem distante do continente norte americano e se dirigindo a Europa, mas provavelmente não chegará com força ao continente europeu, seus impactos ficarão restritos as Ilhas Açores e de Madeira, já que a tempestade deverá passar pelo oceano entre essas ilhas, podendo gerar ventos mais fortes e agitação marítima.

A formação da 29ª tempestade tropical nomeada é apenas mais um recorde estabelecido nessa temporada, numa lista cada vez maior que não para de crescer. Até agora, nesse ano, os Estados Unidos sofreram com o impacto direto de 12 sistemas tropicais, incluindo a Tempestade Tropical Eta, que atingiu o sul da Flórida no domingo (08), quebrando o recorde de 9 sistemas na temporada de 1916! Aliás, a última vez que a Flórida foi atingida por uma tempestade tropical em novembro foi em 1998, com a Tempestade Tropical Mitch.

Enquanto Theta está ativo em oceano aberto no Atlântico Norte, Eta continua ativo sobre o Golfo do México, após causar muitas chuvas e inundações na Flórida. Esse é apenas o 7º ano na história dos registros (desde 1851) a registrar dois sistemas tropicais ativos ao mesmo tempo no Atlântico Norte no mês de novembro, a última vez que isso ocorreu foi em 2001.

Além disso, a temporada de 2020 também presenciou um dos maiores números de sistemas que apresentaram uma rápida intensificação, definida pelo um aumento da velocidade do vento de pelo menos 56 km/h em 24 horas. Os últimos sistemas – Delta, Epsilon, Zeta e Eta – foram alguns dos que apresentaram uma rápida intensificação.

Mesmo com tantos recordes batidos, 2020 ainda não superou o ano de 2005 em número de furacões. Em 2005, das 28 tempestades tropicais nomeadas, 15 se tornaram furacões, 7 deles de categoria intensa (categorias 3, 4 ou 5), enquanto que das 29 tempestades de 2020, 12 delas se tornaram furacões, com 5 sendo de categoria intensa (Laura, Teddy, Delta, Epsilon e Eta).

E será que a temporada desse ano irá parar por aí? Bem, se tratando de 2020, as chances de novos recordes serem quebrados ainda são grandes. O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos está monitorando uma nova onda de distúrbios tropicais que emergiu no Mar do Caribe, que poderá evoluir para uma depressão tropical até o final dessa semana. Se esse sistema se tornar uma tempestade tropical, ele receberá o próximo nome do alfabeto grego, Iota, e se tornará a 30ª tempestade nomeada de 2020.