Terremoto de magnitude 6,3 abala Argentina e Chile

Um terremoto de magnitude 6.3 abalou o noroeste da Argentina, próxima a fronteira do Chile, na noite dessa segunda-feira (30). Esse é o segundo tremor que abala a região em dois dias, o último foi um tremor de 5.9 ocorrido no domingo.

Terremoto Argentina
Um terremoto de magnitude 6.3 na escala Richter foi registrado no noroeste da Argentina nessa segunda-feira (30).

Na noite dessa segunda-feira (30) um terremoto de magnitude 6.3 na escala Richter, de acordo com os registros do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês) sacudiu o noroeste da Argentina, na província de Salta, quase na fronteira com o Chile. Até o momento não há registros de danos materiais ou pessoas feridas.

O terremoto ocorreu por volta das 19h54 (hora local, mesmo que horário de Brasília) com epicentro localizado a 76.6 km da cidade de San Antonio de los Cobres e a 172.2 km da cidade de Salta, numa profundidade de 147.8 km, de acordo com as medições da USGS.

Já o Instituto Nacional de Prevenção Sísmica argentino afirma que a magnitude do tremor foi de 6.1, sua profundidade foi de 188 km e seu epicentro ocorreu a 192 km de Salta e 197 km de San Salvador de Jujuy, cidade na província de Jujuy.

Após esse tremor mais intenso, outros tremores de menores magnitudes foram registrados logo em seguida, sendo um de magnitude 4.7, outro de 3.7 e outro de 4.1 registrados as 20h02, 20h10 e 21h22, respectivamente.

Algumas pessoas podem ter sentido o tremor, porém espera-se que os impactos não tenham sido tão grandes já que foi um tremor relativamente profundo, portanto seus impactos em superfície são atenuados.

No último domingo (29) a província de Salta já havia sido abalada por um terremoto de magnitude 5.9, cujo epicentro ocorreu mais a norte do que foi registrado nessa segunda, mais próximo da fronteira com a província de Jujuy, a 106 km de San Salvador de Jujuy e 177 km de Salta. O tremor de domingo ocorreu as 13h40 e foi mais raso, com uma profundidade de apenas 9 km, portanto seus impactos foram maiores em superfície.

Grandes danos materiais foram causados devido ao terremoto registrado nesse domingo, diversas casas tiveram suas fundações ou paredes rachadas, mas, felizmente, nenhuma vítima fatal foi registrada. Em Humahuaca, alguns deslizamentos de encostas de montanhas foram registrados em decorrência do terremoto.

A costa oeste da América do Sul é uma zona de atividades sísmicas por estar situada sobre o encontro de duas placas tectônicas, a Placa de Nazca, de origem oceânica, localizada sob o Oceano Pacífico, e a Placa Sul-Americana. A convergência entre essas duas placas foi responsável pela formação da cadeia de altas montanhas dos Andes e a atividade vulcânica dessa região.

Desde 1900, diversos terremotos de magnitude 8 ou maiores ocorreram nesta região, alguns seguidos por tsunamis devastadores, como foi o caso do terremoto de Valdivia em 1960, um tremor de magnitude 9.5 registrado no sul do Chile, o maior terremoto instrumentalmente registrado no mundo!