Terremoto de magnitude 6.1 provoca mortes nas Filipinas

As Filipinas foram atingidas nos últimos dias por dois fortes terremotos: o primeiro provocou 16 vítimas no norte do país. Em Manila, os prédios balançaram e despejaram a água das piscinas. Algumas horas depois, outro sismo atingiu o centro da cidade.

youtube video id=8UF2K0uz9Yo

As Filipinas foram atingidas nas últimas horas por dois abalos sísmicos. O primeiro abalo ocorreu em 22 de Abril e teve magnitude 6.1. Atingiu o norte do país e provocou 11 vítimas. O epicentro ocorreu a 100 km de Manila e o hipocentro a 20 km de profundidade na região de Luzon Central. Na capital das Filipinas, o sismo foi fortemente sentido e os prédios balançaram bastante. A água das piscinas da cobertura de um deles foram derramadas, produzindo uma cascata. As imagens são impressionantes e mostram o balanço dos prédios.

Posteriormente, um novo abalo sacudiu as Filipinas, desta vez mais a Sul: o novo sismo de magnitude 6.3 atingiu o centro do país, com epicentro a 13 km da cidade de Tutubigan, enquanto o hipocentro teve profundidade de 70,2 km. A profundidade provavelmente evitou mais danos.

O primeiro terremoto foi responsável por imensos danos. De momento, já subiu para 16 o número de mortos. Durante a noite, equipes de resgate encontraram os corpos de algumas pessoas soterradas nos destroços na província de Pampanga, ao norte de Manila. As Filipinas localizam-se numa área de elevada sismicidade devido ao choque de várias placas tectônicas. Elas se dispõem ao longo do "Anel de Fogo" do Pacífico e onde a atividade tectónica provoca sucessivos abalos e erupções vulcânicas.