Tenha muito cuidado: esses animais fofos podem nos matar

As aparências enganam. Uma frase que também se aplica aos animais. Alguns parecem muito cativantes e nos dão vontade de abraçá-los. No entanto, eles podem nos matar!

Slow Loris, animal perigoso
Apesar de sua aparência muito comovente, a toxina liberada pelo Loris (Slow Loris) pode causar a morte por choque anafilático.

Por trás de olhos grandes e lindos ou de um pelo magnífico que dá vontade de acariciá-los e abraçá-los, um verdadeiro assassino pode se esconder. Não se deixe enganar pela sua aparência, pelo seu olhar, pelas suas lindas cores ou mesmo pelo seu tamanho, estes animais podem matá-lo em apenas alguns minutos!

Na água, poderá se encontrar com todo o tipo de animal. Mas tenha cuidado com alguns deles, especialmente com a sepia extravagante (Flamboyant Cuttlefish). As cores brilhantes desta espécie de choco – certamente magníficas! – são um verdadeiro alerta. Não tente tocá-lo, pois é extremamente tóxico. Tão mortal quanto o veneno do polvo de anéis azuis!

Este polvo de anéis azuis é o mais perigoso do mundo. Também conhecido como Hapalochlaena, a mordida deste animal aquático – com seus característicos anéis azuis – é mortal e pode matar você em minutos. Seu veneno contém tetrodotoxina, uma neurotoxina que causa paralisia.

As cores vivas dos animais costumam ser uma espécie de aviso, como se dissesse “não toque”. Este também é o caso da rã ponta-de-flecha (Dentrobatidae). Apesar do seu pequeno tamanho, é um dos seres vivos mais tóxicos do planeta. Seu veneno já foi usado pelos índios americanos para envenenar seus dardos!

O baiacu, que tem a capacidade de se inflar, é o segundo vertebrado mais tóxico do planeta. Os pescadores devem usar luvas ao manuseá-lo para evitar envenenamento. Seu veneno mata paralisando o diafragma, o que provoca a morte por asfixia. Diz-se que a tetrodotoxina presente em seu veneno é 1.000 vezes mais potente que o cianeto de potássio.

Agora vamos para a Antártica, onde vive a foca-leopardo. Este animal é a maior espécie de foca do mundo e também a mais temida. Sabe-se que as focas-leopardo atacam os humanos. Animal carnívoro, já mordeu duas vezes o explorador escocês Gareth Wood. A bióloga Kirsty Brown já não teve tanta sorte; Em 2003, o animal a arrastou para baixo da água e depois a matou.

Os pássaros também são capazes de nos matar. O casuar é uma ave que não voa e se assemelha ao avestruz. É encontrado na Austrália e na Nova Guiné, e pode tornar-se agressivo ao se sentir ameaçado. Com suas duas patas, ele pode correr muito rápido e pular enquanto crava suas duas poderosas garras no torso de sua vítima para estripá-la!

youtube video id=vX8M17v_4Rc

Cuidado com os Loris (Slow Loris)! Este animal fofo e de aparência inofensiva é na verdade um dos únicos mamíferos venenosos do mundo. Para desencorajar os predadores de se aproximarem quando se sente ameaçado, o loris junta sua toxina secretada por uma área próxima dos cotovelos e a mistura com a saliva. E então espalha essa mistura no pêlo para espalhar o veneno. Esta toxina causa morte por choque anafilático.

E por fim, entre todos esses animais amigáveis, mas assassinos, existe um pequeno inseto que faz jus ao seu nome: a abelha assassina! Mestiças, são mais agressivas que as abelhas das raças de onde são originárias. De fato, com o mesmo veneno, picam em maior número do que outras abelhas (até 1.000 picadas ao mesmo tempo!), e perseguem sua vítima por até cerca 1 km, em comparação com 50 metros para outras espécies de abelhas. Um conselho: não chegue perto delas!