Tempestades Tropicais Gamma e Delta sobre o Mar do Caribe

Após um pequeno período de tranquilidade, o Atlântico Norte voltou a produzir ciclones tropicais, afinal a temporada de furacões de 2020 ainda não acabou! Nessa segunda feira (05), duas tempestades tropicais atuavam sobre o Mar do Caribe, Gamma e Delta!

Gamma e Delta
Sistemas tropicais Gamma e Delta atuando sobre o Mar do Caribe nessa segunda-feira (05). Fonte: Divulgação.

Apesar de já termos passado o período de pico de atividade de ciclones tropicais, a temporada de furacões do Atlântico Norte de 2020 ainda não acabou, já que o final oficial ocorrerá apenas no dia 30 de novembro. A temporada desse ano ainda se mostra bem ativa, agora com as formações das Tempestades Tropicais Gamma e Delta sobre o Mar do Caribe!

A Tempestade Tropical Gamma se formou na última sexta-feira (02) sobre o noroeste do mar do Caribe e atingiu o México no sábado (03), mais precisamente o litoral da Península de Iucatã, próximo a cidade de Tulum, região famosa pelos seus belos resorts. No momento em que tocou o continente mexicano, Gamma estava com uma intensidade bem próxima a de um furacão, com ventos acima de 110 km/h.

Entre sábado e domingo a tempestade gerou fortes chuvas nos estados de Tabasco e Chiapas, onde as inundações e deslizamentos de terra mataram pelo menos 10 pessoas e obrigaram milhares a deixarem suas casas. Gamma atingiu com força os resorts da Península de Iucatã que haviam reaberto recentemente para o turismo após a paralisação decorrente a pandemia da Covid-19.

Gamma perdeu força ao atravessar a Península de Iucatã, passando para a categoria de ciclone pós-tropical, e agora está praticamente estacionada no Golfo do México, ainda próximo ao litoral da península, próximo a cidade de Mérida. Mesmo desintensificado, Gamma poderá continuar gerando grandes acumulados de chuva na região, representando ainda grande perigo.

Enquanto a Tempestade Tropical Gamma se estagnava a norte da Península de Iucatã nessa segunda feira (05), uma tempestade ainda mais ameaçadora se formava mais ao sul do Mar do Caribe, a Tempestade Tropical Delta. Uma depressão tropical formada no domingo, ao sul da Jamaica, evoluiu rapidamente para a categoria de tempestade tropical, recebendo o 4° nome da lista do alfabeto grego, Delta.

As previsões indicavam que Delta se tornaria um furacão antes de atingir Cuba, previsões que já se mostraram corretas! Delta evoluiu para um furacão de categoria 1 nessa noite, com ventos sustentados de 140 km/h! As projeções indicam que Delta deverá seguir uma trajetória para noroeste, se tornando um sistema mais organizado e ganhando força, podendo se tornar um furacão de categoria 3. Entre hoje e amanhã Delta provavelmente atingirá a península de Iucatã novamente, com mais intensidade que a Tempestade Tropical Gamma.

O furacão também poderá atingir o oeste de Cuba, ao adentrar o Golfo do México nessa quarta-feira. Apesar de ainda ser incerta sua trajetória e intensidade sobre o Golfo do México, Delta poderá atingir a costa sul dos Estados Unidos até o final dessa semana, como um furacão. Se isso acontecer, delta será a 10ª tempestade a atingir os Estados Unidos nessa temporada, quebrando o recorde de 9 tempestades estabelecido em 1916.

Até o momento a temporada de 2020 é a segunda mais ativa da história, perdendo apenas da temporada de 2005, com 25 ciclones tropicais, 9 furacões, sendo 2 deles de categorias intensas (categorias 3, 4 ou 5). E até o final de novembro, a contagem continua!