Tempestade geomagnética "canibal" já atingiu a Terra!

A tempestade geomagnética foi classificada como uma 'ejeção de massa coronal canibal' e atingirá a Terra no dia de hoje (31).

Erupção solar
As ejeções de massa coronal 'canibais' são mais complexas do que as ejeções de massa coronal típicas.

Alertas foram emitidos sobre a chegada iminente de uma forte tempestade geomagnética da classe G3, apelidada de 'ejeção de massa coronal canibal' (EMC). A tempestade atingirá a Terra no dia de hoje (31), e pode causar auroras mais próximas do equador do que o normal.

O alerta foi emitido pelo Centro de Previsão do Clima Espacial dos EUA, depois que uma mancha solar desencadeou uma explosão de erupções solares na última segunda-feira (28), totalizando pelo menos 17.

Em meio ao caos, pelo menos duas EMCs foram produzidas: a primeira saindo do Sol a uma velocidade de 1.259 km/s e a segunda partindo a uma velocidade muito maior, cerca de 1.700 km/s. A segunda EMC é projetada para ultrapassar a primeira e se fundir com ela, sendo assim conhecida como uma EMC 'canibal'.

As EMCs canibais têm estruturas maiores e mais complexas do que as EMCs típicas, dando origem às chamadas nuvens EMC de 'ejecta complexa'. Estas podem desencadear intensas tempestades geomagnéticas quando atingem a Terra.

O que podemos esperar da EMC canibal?

As ameaças à tecnologia de uma tempestade G3 são pequenas, mas pode-se esperar um aumento da atividade das auroras, potencialmente até mesmo em latitudes mais distantes dos pólos do que o normal.

De acordo com a Aurora Forecast do Met Office, os avistamentos das luzes do norte podem ocorrer até o sul da Escócia, Irlanda do Norte e outras partes do norte da Europa. Já no Hemisfério Sul, a aurora pode atingir até 55° sul.

Na Europa, as melhoras horas para procurar a aurora foram imediatamente antes do amanhecer desta quinta-feira 31 de março, mas o evento (G2 moderado) deverá repetir-se na sexta-feira, dia 1 de abril, tanto na Escócia como no norte de Inglaterra.

Para tal contemplação, o céu escuro é essencial, o que significa que as regiões rurais, longe da poluição luminosa urbana, são as áreas onde é mais viável vislumbrar um dos espetáculos mais impressionantes da natureza.

Além do alerta de tempestade G3, um alerta G1 (menor) foi emitido ontem (30), enquanto um alerta G2 (moderado) foi emitido para amanhã (1º de Abril), pois a EMC continua influenciando o campo geomagnético da Terra, embora em menor grau.

O Sol, que segue um ciclo de atividade de 11 anos, está atualmente no meio de um período muito ativo. Conhecido como Ciclo Solar 25, este período começou em 2020 e sua atividade solar veio aumentando constantemente desde então.

Não está claro se a atividade solar continuará aumentando à medida que o ciclo atual avança, mas se isso acontecer, podemos esperar mais manchas solares visíveis, mais erupções solares e mais EMCs direcionadas à Terra futuramente.