Tempestade Dudley provoca o caos nas Ilhas Britânicas

A passagem da tempestade Dudley provocou o caos nas Ilhas Britânicas, com muita chuva e ventos fortes. Houve queda de árvores, cancelamento de voos e serviços ferroviários e bloqueios em estradas, além de forte agitação marítima. Confira as imagens chocantes!

Milhares de pessoas ficaram sem eletricidade nesta última noite, devido à Tempestade Dudley que provocou o caos em estradas, serviços ferroviários e aeroportos na Escócia e norte de Inglaterra. A tempestade Dudley atingiu boa parte das Ilhas Britânicas com chuva forte e ventos muito intensos, com rajadas de quase 130 km/h em alguns locais. Houve queda de árvores, redes elétricas completamente destruídas, e atrasos ou cancelamentos nos diferentes serviços de transporte.

Centenas de casas ficaram sem eletricidade também na Irlanda do Norte. Foram registradas rajadas de 130 km/h em Capel Curig, no norte do País de Gales, enquanto em Emley Moor, no condado de West Yorkshire, registrou-se ventos de 119 km/h. As áreas costeiras, incluindo Blackpool, experimentaram o mar muito agitado e com ondas enormes. Autoridades alertaram para as pessoas não correrem riscos desnecessários fazendo “selfies” ou imagens nestas áreas.

Na Inglaterra, a Environment Agency tinha dois alertas de inundações em vigor na manhã desta quinta-feira (17) em Keswick Campsite: ao longo da costa de Cumbria, de St. Bees Head até Millom, e ao longo da costa de North Head até Haverigg, além de 42 alertas de inundações em locais onde há alto risco de ocorrência deste fenômeno.

À medida em que a Tempestade Dudley vai se afastando, vai melhorando a situação nas regiões. Porém, o tempo volta a se agravar devido à chegada da tempestade Eunice, descrita como ciclogênese explosiva pelos serviços meteorológicos britânicos. Ela vai atingir a Escócia e o resto do Reino Unido já nesta sexta-feira (18).

Foi emitido um alerta vermelho pelo Met Office devido ao poderoso vento com intensidade de furacão (rajadas de até 160 km/h) que está previsto para amanhã (18). O serviço meteorológico britânico adverte que Eunice trará condições meteorológicas ainda mais intensas que Dudley pois, além da chuva e vento forte, também estão previstas fortes nevascas nas terras altas da Escócia.

youtube video id=B-erM-Gp2KY