Surto de tornados provoca devastação e muitas mortes nos EUA

Tornado extremamente destrutivo atingiu mais de 5 estados dos Estados Unidos com muitos mortos, feridos e um rastro de destruição que começou na noite de sexta-feira, 10.

tornado
Tornado causa mortes e rastro de destruição nos Estados Unidos atingindo diversos estados, na tempestade mais devastadora dos últimos tempos.

O que aconteceu? Na última noite de sexta-feira, dia 10, mais de 30 tornados, extremamente perigosos, em uma das tempestades mais devastadoras da história, varreu muitos estados norte-americanos, entre Arkansas , Illinois , Kentucky , Missouri e Tennessee , matando muitas, muitas pessoas e deixando um rastro de destruição catastrófico.

A primeira confirmação do tornado foi feita por observadores no nordeste do Arkansas e tudo começou com a chegada de uma frente fria que irá se mover para o leste até o dia de hoje.

Pra nós, brasileiros, é difícil imaginar um evento severo como esse onde milhões de pessoas são afetadas com mortes e destruição de filme de guerra.

Decretado estado de emergência: vidas perdidas

Os governadores dos estados atingidos estão tomando providências para ajudar as pessoas que estão na trilha dos tornados , pois já há muitos mortos e nas próximas horas provavelmente aumentarão, segundo autoridades.

O governador Andy Beshear de Kentucky falou das terríveis consequências desse desastre e ainda disse, na manhã desse sábado, 11, que pelo menos 70 pessoas morreram no percurso de um tornado de mais de 320 km.

Beshear revelou que foi uma das noites mais difícil da história do país com perda de recuperação e já existente estado de emergência.

Detritos, destroços e danos foram vistos em muitas cidades, assim como carros jogados como se fossem leves e pessoas gritando entre escombros.

Como tempestades causaram o desabamento e destruição total em um galpão de um famoso e-commerce.

Alguns sites revelaram que essa tragédia pode ter afetado mais de 100 pessoas da empresa. As autoridades já confirmaram as mortes , mas ainda não informaram os números.

Eu imaginava que iria morrer, disse a funcionária da fábrica que desabou com mais de 100 pessoas.

Kyana Parsons-Perez, uma funcionária da fábrica, ficou presa sob um 1 metro e meio de escombros por, pelo menos, 2 horas até que as equipes de resgate conseguissem libertá-la .

Na cidade de Monette o tornado causou o óbito de um idoso que residia no asilo Monette Manor e, segundo relatos, pelo menos 20 pessoas morreram e 5 ficaram gravemente feridas.

Casas foram distruídas nas zonas de Trumann, Arkansas, com linhas de energia destruídas, assim como prédios em Leachville, Arkansas, onde pelo menos uma morte foi relatada.

Trailer foi parar em uma árvore

A moradora Molly Johnson, de Leachville, Arkansas, cuja casa foi atingida pela tempestade, desabafou: "Normalmente não tenho medo de tempestades, mas você podia sentir o estouro e também sentir a casa desabar."

Johnson estava em casa com seu filho, que é universitário. Eles passaram por cabos elétricos para chegar à casa de um vizinho, onde procuraram abrigo. Ela relatou ainda: "Foi uma loucura, um trailer que estava ao meu lado foi parar em cima de uma árvore."

Ao longo do final de semana o Serviço Meteorológico Nacional em Louisville , Kentucky, trará mais informações.