Show Your Stripes: mostre suas listras para o mundo!

Para os cientistas climáticos do mundo inteiro o dia 21 de junho é considerado o Show Your Stripes Day, em português, dia de mostrar suas listras! Essas listras servem para mostrar à população os efeitos do aquecimento global em diferentes regiões do planeta!

Show Your Stripes
O padrão de listras global deixa claro a tendência de aquecimento das temperaturas ao longo dos anos, com os anos mais recentes sendo os mais quentes dos registros. Fonte: showyourstripes.info.

No dia 21 de junho, dia que marca o solstício de inverno para o Hemisfério Sul e de verão para o Hemisfério Norte, meteorologistas e outros cientistas do mundo inteiro dedicam parte do seu tempo para mostrar suas listras (em inglês, show your stripes)! Mas que listras são essas? O que elas representam?

Show Your Stripes é uma campanha internacional para conscientizar a população dos efeitos das mudanças climáticas e do aquecimento global no padrão de temperaturas de diversas regiões do globo.

Tudo começou a partir da iniciativa do cientista Ed Hawkins, da Universidade de Reading, no Reino Unido, de criar uma maneira fácil e intuitiva de mostrar o aquecimento das temperaturas observadas nos últimos 100 anos em todo o planeta, a fim de conscientizar não só os governantes, mas a população em geral. Dessa forma, foram criadas as ‘listras’ (em inglês, ‘stripes’) que representam as anomalias de temperatura de cada ano, ou seja, a variação da temperatura de determinado ano em relação à média calculada para o período de 1971 a 2000.

Quando as listras são colocadas lado a lado em ordem cronológica elas formam uma espécie de código de barras com diferentes tons de azul e vermelho. Quanto mais azul for a listra mais frio foi aquele ano em relação a média, e quanto mais vermelha for, mais quente o ano foi em relação a média climatológica. A partir disso, fica claro notar que a listras seguem um padrão claro de mudança de tons de azul para tons mais avermelhados, o que significa que os últimos anos da série tem sido muito mais quentes!

Claro que o padrão de listras muda para cada região, afinal o aquecimento das temperaturas não ocorre de uma maneira uniforme em todo o planeta. Para verificar essas variações e conferir as listras de sua região, basta acessar o site da campanha Show Your Stripes e escolher a região de interesse.

Além das variações regionais, também é possível notar variações dentro de um único padrão de listras, o que significa que dentro dessa tendência macro de aquecimento, existem variações que ocorrem ano a ano, associadas a ocorrência de padrões de variabilidade climática naturais, como o El Niño-Oscilação Sul.

De qualquer forma, é impossível negar através desses gráficos que praticamente todo o planeta está aquecendo e os últimos anos foram os mais quentes do século! O último ano, 2020, foi um dos três mais quentes dos registros, mesmo com a ocorrência do padrão de La Niña no Pacífico Tropical. Aliás, os seis anos entre 2015 e 2020 foram os mais quentes da história e a década de 2011 a 2020 foi a mais quente de todas!