Segunda-feira de caos devido as chuvas na Grande São Paulo

Essa segunda-feira (10/02) foi um dia de muito caos e prejuízos imensuráveis na grande São Paulo. A entrada de uma frente fria, combinada a outros fatores meteorológicos, resultou num volume excepcional de chuvas na capital paulista e outras cidades do estado.

inundação Marginal Tietê
Alagamento e trânsito na Marginal Tietê, na Ponte da Casa Verde, nessa segunda-feira (10/02) Imagem: Romerito Pontes/Futura Press/Estadão Conteúdo.

O dia 10 de fevereiro de 2020 é um dia que entrará para a história da maior cidade do Brasil, a grande São Paulo. Apesar dos alagamentos e inundações serem frequentes todos os anos, principalmente durante o verão, há anos a capital paulista não enfrentava uma situação tão caótica quanto a registrada nessa segunda-feira (10/02).

As chuvas começaram na noite de domingo (09/02), porém foi na madrugada de domingo para segunda-feira que os temporais castigaram a Grande SP. Diversos pontos da cidade registraram acumulados da ordem de 60 mm em apenas 3 horas, como por exemplo a estação Mirante de Santana, do INMET, na Zona Norte, que entre as 2h e 5h da manhã de segunda registrou um acumulado de 61.8 mm.

Mas a chuva não parou, ela continuou ao longo de manhã e início da tarde, agravando ainda mais a situação. Muito bairros registraram acumulados superiores a 100 mm em 24 horas, de acordo com os pluviômetros do Cemaden:

Acumulados de precipitação em diferentes bairros de São Paulo entre as 12h30 do dia 09/02 até as 12h30 do dia 10/02 de pluviômetros automáticos do Cemaden.

A estação do Mirante de Santana registrou 114 mm entre as 9h de domingo e 9h de segunda, o que representa 46% da média de chuvas esperadas para todo o mês de fevereiro, a maior quantidade de chuva em 24 horas para o mês de fevereiro registrado em 37 anos! De acordo com os dados da mesma estação, o acumulado desse mês até o momento é de 299.6 mm, 20% acima da média histórica.

Os dois principais rios que cruzam a capital, Pinheiros e Tietê, transbordaram, alagando suas marginais, algo que não era visto na cidade há muito tempo e que piorou drasticamente o trânsito da cidade. De acordo com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), o rio Pinheiros não transbordava completamente havia 15 anos!

O transporte público também foi muito afetado, diversos ônibus não conseguiram trafegar, algumas estações e trilhos de trens ficam completamente alagados, gerando uma super lotação no sistema de metrô. Segundo dados dos Bombeiros, divulgados às 14h40 dessa segunda, foram registrados na Grande SP 857 acionamentos para enchentes, 134 para quedas de árvores e 151 para desabamentos e desmoronamentos.

Outras cidades do estado de São Paulo

Em outras cidades do estado os acumulados foram ainda mais extremos. Os municípios de Osasco, Barueri e Jandira, na região metropolitana de SP, registraram acumulados de 180, 153 e 143 mm, respectivamente, entre as 12h de domingo e 12h de segunda. Em Osasco 3 pessoas, incluindo uma criança, ficaram feridas em um deslizamento de terra no Morro do Socó.

Nesse mesmo período, cidades do litoral Paulista como Santos, Guarujá e Peruíbe registraram acumulados de 154, 132 e 177 mm, respectivamente. A cidade de Itanhaém registrou impressionantes 202 mm de chuva!

Previsão para os próximos dias

A chuva dessa segunda-feira foi causada principalmente pela passagem de uma frente fria bem próxima ao litoral paulista. Essa frente fria, associada ao escoamento de ventos vindo do Brasil Central, carregando calor e umidade, e o suporte de um cavado em médios níveis atmosféricos criaram as condições ideias para o desenvolvimento das tempestades por todo o estado.

Nesse momento a frente fria já atua no estado do Rio de janeiro, inclusive diversas cidades fluminenses estão sob alerta de chuvas intensas, mas as instabilidades devem continuar pelo estado de SP até amanhã. Chuvas de intensidade fraca a moderada ainda podem ocorrer na grande SP durante a noite e na manhã de terça-feira (11/02). A partir da tarde de amanhã as chuvas devem diminuir, porém as temperaturas devem cair e as máximas não passarão de 22°C até sexta-feira (14/02).