Rocha se desprende e atinge lanchas em Capitólio, Minas Gerais

Ao menos uma pessoa morreu e várias ficaram feridas após uma enorme pedra se soltar de um cânion em Capitólio, Minas Gerais. Local turístico é muito frequentado por lanchas durante todo o ano.

capitolio
Pedras se desprendem e atingem lanchas em Capitólio, Minas Gerais. Acidente deixou ao menos um morto e 15 feridos.

O fim de semana chuvoso não foi empecilho para que pessoas buscassem locais turísticos, inclusive na água. Capitólio é um dos locais mais procurados para quem deseja fazer um passeio de lancha em meio as belezas da natureza.

Os enormes cânions que cercam as águas cristalinas estão localizados no estado de Minas Gerais. Capitólio fica na região imediata de Piumhi e é conhecido por ser um município turístico com alta procura com visitantes de todo o país.

Morte nos cânions de Capitólio

No final da manhã deste sábado (08), moradores da região foram surpreendidos com fotos e vídeos impactantes sobre um acidente em Capitólio. Pedras gigantescas se soltaram de um dos cânions e atingiram lanchas que trafegavam pelo local.

O acidente ocorreu no Condomínio Escarpas do Lago, perto do município de São Roque de Minas, por volta das 11h30min. Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros e porta-voz da corporação, Pedro Aihara, ao menos uma pessoa morreu e outras 15 ficaram feridas.

Ainda segundo o bombeiro, houve o desprendimento de parte da estrutura da rocha que faz parte dos cânions que são bastante sedimentares após a passagem de uma tromba d'água. As fortes chuvas que têm ocorrido em Minas Gerais, podem acelerar esse processo de desprendimento.

Até o momento, foram dadas informações de quatro pessoas em estado grave que foram levadas para o hospital em Passos. Outras pessoas com ferimentos leves também estão sendo atendidas. Bombeiros mergulhadores estão se dirigindo até o local para fazer buscas de possíveis vítimas que estavam nas lanchas.

Chuva acende alerta em Minas Gerais

Desde o início de 2022 a chuvarada não tem dado trégua e tem mantido um estado de alerta em Minas Gerais. O corredor de umidade e a passagem de uma frente fria, provocaram altos volumes de precipitação, inclusive com transbordamentos de rios, alagamentos de grandes centros urbanos e muitos danos como quedas de muros, encostas, casas, enfim, um drama que vem sendo enfrentado pelos mineiros há dias.

Com a chuva em excesso, bombeiros militares também alertaram para o risco de trombas d'água nessas áreas turísticas como Capitólio, Guapé, São Thomé das Letras e muitas outras. A tromba d'água é sempre uma grande preocupação durante esta época do ano em que a procura por cachoeiros e rios aumenta.

Apesar do tempo chuvoso e das temperaturas amenas, as visitas por turistas não caíram como era de se esperar. O período de férias e início de ano tem sido marcado pela grande movimentação de lanchas na região dos cânions.