Rio de Janeiro: chuva histórica de 800 mm, deslizamentos e mortes

Nos últimos dias a chuva não deu trégua no Rio de Janeiro acumulando volumes históricos e provocando um cenário caótico em Angra dos Reis e na região da capital fluminense. Confira as principais informações e vídeos deste evento histórico e trágico.

deslizamentos inundações rio de janeiro
Acumulado histórico de 800 mm provoca o caos no Rio de Janeiro. Deslizamentos e mortes foram registrados.

Abril iniciou com mais um evento extremo no Rio de Janeiro. Chuvas intensas e persistentes desde a quinta-feira, 31 de março, acumularam pouco mais de 800 mm no sul do território fluminense, sendo mais de 700 mm em 48 horas, na região de Angra dos Reis, segundo os pluviômetros do Cemaden. Na Baixada Fluminense, os acumulados atingiram os 200 mm.

Acumulado de 800 mm corresponde a 40% do volume anual na região de Angra dos Reis, ou seja, quase metade do esperado para o ano ocorreu em 48 horas.

O volume de 800 mm é considerado o maior acumulado da história na região e representa 5 vezes o esperado para o mês de abril, de 160 mm. Um recorde que não há nada para comemorar. O resultado de muita chuva em pouco tempo e em uma região topográfica acidentada é de deslizamentos, inundações repentinas que podem resultar em perdas humanas.

Pelo menos 15 pessoas morreram em decorrência das chuvas

A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informaram que atuam de forma conjunta para prevenir e minimizar danos causados pelas chuvas.

Em Paraty, onde se registrou acumulados de até 500 mm, um deslizamento de terra provocou uma tragédia: a morte de 7 pessoas da mesma família, sendo 6 crianças e jovens de 2 a 17 anos.

deslizamento de terra angra dos reis rio de janeiro
Deslizamento de terra na região de Angra dos Reis. Fonte: divulgação

Em Angra dos Reis, outro deslizamento resultou na morte de mais 7 pessoas, sendo uma menina de 4 anos entre as vítimas.

Na Baixada Fluminense, no município de Mesquita, uma morte foi registrada até o momento: um homem de 38 anos morreu eletrocutado.

Vídeos tristes e impressionantes das chuvas no Rio de Janeiro

O primeiro vídeo é um dos mais chocantes e foi registrado na região de Nova Iguaçu e mostra uma cada ribeirinha no rio Guandu sendo destruída e seus escombros levados pela forte correnteza. Na sequência do vídeo podemos ver demais estranhos na região.

O segundo também é na Baixada Fluminense, no município de Magé, onde é mostrada a força das águas do provável rio Magé.

Agora as imagens de Angra dos Reis. O vídeo editado pelo Monitoramento Climático Fluminense mostra o antes e depois da praia de Itaguaçu, em Ilha Grande. Após um deslizamento de terra a praia praticamente não existe mais.

A capital fluminense não escapou das chuvas intensas e das inundações e enxurradas repentinas. As imagens mostram carros submersos à deriva em uma rua.

Já na Rocinha uma enxurrada transporta uma quantidade inacreditável de lixo. Isso foi o resultado das chuvas a partir da noite de sexta-feira (01), que acumulou mais de 200 mm em 48 horas.

A previsão para os próximos dias é de continuidade das chuvas no Rio de Janeiro, no entanto, não há condições para novos eventos volumosos desta magnitude, somente precipitação de fraca a moderada intensidade, que mesmo assim, pode atrapalhar os trabalhos de resgate, limpeza e reconstrução. Já a tendência para o próximo fim de semana aponta para a possibilidade de chuva forte na região. Seguimos monitorando.