Região Norte em alerta devido às cheias dos rios

Alguns rios do oeste da Amazônia apresentam níveis fluviais acima do normal para o período. Isso já tem prejudicado a vida de milhares de famílias, principalmente no Acre e Rondônia, e nos alerta para um possível novo evento de cheia extrema.

Cidades do interior do Acre estão sendo invadidas pelas águas dos rios, como é o caso de Cruzeiro do Sul. Foto: Prefeitura de Cruzeiro do Sul.

Partes da Região Norte do Brasil estão em estado de atenção e alerta devido a cheias de seus rios. Os rios passaram a registrar uma elevação de seus níveis a partir do mês de novembro de 2018, quando as chuvas nos setores oeste e sudoeste da região amazônica ficaram acima da média. Com a continuidade das chuvas em dezembro e janeiro, os níveis continuaram a subir atingindo valores preocupantes!

No momento, municípios que ficam nas calhas dos rios Madeira, Purus, Juruá, Alto Solimões, Médio Solimões e Baixo Amazonas estão em estado de atenção ou alerta. Esses status são de caráter preventivo e não afirmam que realmente haverá uma grande enchente, isso dependerá das condições meteorológicas das próximas semanas e meses, mas eles configuram o primeiro estágio de um episódio de cheia extrema.

De acordo com a Defesa Civil do Amazonas, 16 municípios das calhas do Alto e Médio Solimões, Madeira e Baixo Amazonas estão em estado de atenção e 8 nas calhas do rio Purus e Juruá estão em estado de alerta para cheias. Os estados do Acre e Rondônia são os que possuem o maior número de municípios afetados. O Rio Juruá, que passa por 5 municípios do Acre e outros no Amazonas, atingiu a marca de 13.88 metros, a terceira maior dos registros, no dia 11/02. Desde então, mais de 7 mil famílias foram afetadas pelo transbordamento do rio em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre.

Na capital de Rondônia, Porto Velho, o Rio Madeira já começou a invadir a região central. Com o Rio Madeira a menos de 40 cm de atingir a cota de alerta de 16.68 metros, famílias que vivem em áreas de riscos já tiveram que ser evacuadas. Desde o dia 07/02, uma ponte da rodovia RO-459, que dá acesso à cidade de Alto Paraíso, está submersa devido a cheia do Rio Jamari. Essa e outras pontes da região estão sendo interditadas devido a cheia dos rios.

Chuvas nos próximos dias

Ainda é cedo para afirmar a ocorrência de um grande episódio de cheia nos rios da região amazônica. Para alguns rios as cotas máximas são atingidas entre março e maio, portanto somente a partir de março será possível afirmar a ocorrência de um evento extremo.

Porém, os dados observados e as previsões de chuva mostram que a probabilidade de um evento extremo de cheia ocorrer é alto. Os níveis dos rios do oeste da Amazônia, apesar de terem mostrado sinal de vazante nos últimos dias, ainda continuam com níveis altos e, de acordo com as previsões do modelo CFSv2, até o início de março chuvas acima da média podem ocorrer na cabeceira desses rios.

Previsão de anomalia do acumulado de chuva entre os dias 20 e 27, e entre os dias 27 e 06.

É importante lembrar que as secas e cheias são fenômenos naturais que ocorrem todos os anos na Amazônia. Porém, alguns estudos têm mostrado que esses eventos têm ficado mais extremos ao longo dos anos, principalmente aqueles associados as cheias dos rios. Um estudo publicado pela Science Advances mostrou que há um aumento significativo na intensidade e frequência das enchentes no Rio Amazonas nas últimas décadas.