Raro alinhamento de 5 planetas e a Lua ocorrerá em junho!

Ao longo do mês de junho observadores de todo o mundo poderão admirar o alinhamento de 5 planetas - Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno - pouco antes do nascer do sol. E no dia 24 a lua crescente também entrará neste alinhamento!

Alinhamento de planetas
Na última semana de junho, 5 planetas estarão alinhados com a Lua no horizonte! Um fenômeno imperdível que poderá ser observado a olho nu!

Para todos que apreciam as belezas astronômicas, o mês de junho nos traz um belíssimo e raro presente: o alinhamento de 5 planetas com a Lua! É isso mesmo, ao longo de todo o mês de junho será possível observar o alinhamento de 5 planetas, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, exatamente em sua ordem planetária a partir do Sol, e no dia 24 a Lua se juntará a esse alinhamento!

O alinhamento dos 5 planetas em sua ordem natural a partir do Sol - Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno - observado a partir da Terra, é um fenômeno raro de se ver. Depois desse mês, só voltará a ocorrer em 2040!

Enquanto que observar dois ou três planetas próximos - fenômeno chamado de conjunção - é algo relativamente comum, o alinhamento de 5 planetas é algo mais raro de se ver. A última vez que estes 5 planetas apareceram alinhados nesta configuração foi em dezembro de 2004! E a próxima vez só ocorrerá em agosto de 2040!

Os planetas estão alinhados desde o início de junho, e assim permanecerão ao longo do mês. E o melhor: é um fenômeno visível para todo o mundo! Os observadores residentes do Hemisfério Norte poderão ver os planetas alinhados no setor leste-sudeste no horizonte, enquanto que os observadores do Hemisfério Sul devem ficar atentos ao setor leste-nordeste, sempre usando o ponto de nascer do sol (leste) como referência.

O melhor momento para observar o alinhamento é 30 minutos ou 1 hora antes do nascer do sol, portanto, fique atento ao horário que o sol nasce na sua região! Além de ficar atento ao horário do nascer do sol, também não deixe de conferir a previsão do tempo para sua região para garantir que o céu estará limpo no momento da observação.

Para observar Mercúrio, o primeiro planeta do alinhamento, os observadores talvez precisarão de um binóculos e uma visão muito clara do horizonte no início do mês, isso porque o planeta estará mais distante, mais baixo no horizonte e menos brilhante. Porém, com o avançar do mês, Mercúrio se tornará mais brilhante e estará mais alto no horizonte.

Dessa forma, até o final do mês, todos os 5 planetas poderão ser observados a olho nu! Mercúrio estará brilhando perto do ponto onde o sol nasce, Vênus será o mais brilhante dos planetas, Marte terá seu brilho avermelhado característico, Júpiter também estará brilhante e Saturno será um pouco mais difícil de enxergar, mas basta seguir o alinhamento dos demais planetas para encontrá-lo!

Além dos 5 planetas, no dia 24 de junho a lua também entrará nesse alinhamento! Nessa data, a Lua em sua fase crescente também entrará nesse alinhamento entre os planetas Vênus e Marte. Depois desse dia a Lua irá se afastar gradualmente do alinhamento. Portanto, marque esta data na sua agenda e não deixe de olhar o céu neste mês!