Rara ocorrência de downburst no meio do Saara

Nos últimos dias, tempestades violentas com fortes rajadas de vento e muita chuva atingiram áreas do Deserto do Saara na Argélia. Confira as imagens impressionantes do fenômeno.

Um início de verão bastante anômalo para muitas áreas do Magrebe, especialmente no norte da Argélia, onde o clima está sendo mais frio e chuvoso do que o normal. Nos últimos dias, ao avanço de massas de ar úmidas em altitudes mais elevadas, vindas das latitudes médias do Atlântico, favoreceram o desenvolvimento de imponentes sistemas de tempestades entre a Cordilheira do Atlas da parte argelina e o Saara.

Uma dessas fortes tempestades, na última quinta-feira, 11 de Junho, atingiu a cidade de Owald Jalal, a oeste da cidade argelina de Biskra, no meio do Saara argelino. A tempestade, realmente intensa, foi acompanhada por rajadas de vento intensas, em torno de 100 km/h, relacionada à ocorrência de downburst. Os ventos foram fortes o suficiente para arrancar algumas palmeiras do oásis, localizado perto da vila.

Os downburts são correntes de ar frio descendente muito intensas, que ocorrem dentro de um sistema de tempestades que atingiu o estágio de maturação, geralmente acompanhando fortes chuvas e queda de granizo, que precipitam da base de uma cumulonimbus. Nesta área do Saara, onde a precipitação já é muito rara durante os meses de verão os downburts, pelo menos os de intensidade como deste último evento, são fenômenos muito raros.