Rajadas de quase 140 km/h causam estragos no litoral de SP no último domingo (21); veja vídeos

Um temporal com chuvas intensas e rajadas de vento de quase 140 km/h na noite deste domingo (21) deixou vários estragos na região da Baixada Santista, litoral de São Paulo. Confira aqui mais informações.

Tenda de evento desaba em Peruíbe (SP) na noite deste domingo (21) devido à ventania. Crédito: Defesa Civil de São Paulo.

No início da noite deste domingo (21), um temporal com chuva forte e rajadas de vento de cerca de 138 km/h atingiu a Baixada Santista, no litoral do estado de São Paulo, deixando vários estragos, especialmente na orla de praias da região.

Os danos na Baixada Santista neste domingo (21)

O temporal causou estragos em cidades da região, como quedas de árvores e de estruturas.

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, em Peruíbe, no litoral sul, a estrutura de uma tenda desabou (imagem no início desta notícia) no Espaço de Eventos Parque Turístico, na Praia do Centro, devido à ventania; cinco pessoas foram atingidas e ficaram feridas: quatro com ferimentos leves e uma em estado grave. Árvores também foram derrubadas na região.

De acordo com a assessoria de Praticagem de São Paulo, as rajadas chegaram a aproximadamente 138 km/h por volta de 18h40 na entrada do Canal do Porto de Santos. Já segundo a Defesa Civil do estado, os ventos chegaram a 80 km/h na Baixada Santista no início da noite do domingo.

Uma árvore caiu na Avenida dos Bancários, no bairro Ponta da Praia, em Santos. Contudo, o Porto de Santos não precisou ser paralisado porque não havia nenhuma manobra programada.

Veja abaixo um vídeo do vendaval na orla em Santos (SP) divulgado na Rede Social X (antigo Twitter):

Em Cubatão, houve queda de árvores e de uma estrutura montada no Píer do Casqueiro que seria usada para um evento neste domingo; mas obviamente, o evento foi cancelado devido às condições do tempo.

Abaixo, mais um vídeo da Rede Social X mostrando a força do vento na Baixada Santista:

Em Itanhaém, Mongaguá e São Vicente também ocorreram quedas de árvores. Não houve registro de feridos nestas localidades. No Balneário Jussara em Mongaguá uma árvore de grande porte tombou sobre quatro imóveis, atingindo dois postes e rompendo a rede elétrica, deixando os moradores sem luz na noite do domingo.

Temporais continuam ao longo desta segunda-feira (22)

Ainda há alertas para chuvas intensas e tempestades no estado de São Paulo ao longo desta segunda-feira (22), incluindo a região da Baixada Santista que já foi prejudicada pelos fortes ventos. Também são esperadas rajadas de vento acima de 60 km/h até o início da noite, especialmente no leste de São Paulo, onde podem chegar na casa dos 80 km/h.

Na terça-feira (23), a frente fria que está atuando sobre o estado paulista avança para os demais estados do Sudeste e o tempo volta a ficar mais firme. Há chances de chuvas mais fracas e isoladas em áreas litorâneas e no leste de São Paulo.

Mapa de previsão de rajadas de vento (em km/h) para a tarde (16h) desta segunda-feira (22).

E a partir desta terça-feira (23), uma massa de ar polar ingressa no estado de São Paulo e derruba as temperaturas, trazendo o frio de inverno de volta.

Referências da notícia

Chuva forte e ventania de 138 km/h deixam cinco feridos e vários estragos na Baixada Santista; VÍDEO. 21 de setembro, 2025. Redação G1 Santos.

Rajadas de vento de quase 140 km/h e chuvas causam estragos no litoral de São Paulo neste domingo. 21 de setembro, 2025. Redação A Tribuna.