Queimada Grande e suas cobras, o lugar mais perigoso do mundo?

Do lado de fora parece uma ilhota inofensiva, mas a Queimada Grande é o lar de algumas cobras extremamente venenosas. Por que elas moram lá? Quem pode entrar? Te contamos tudo aqui.

A Bothrops insularis é uma espécie endêmica da Queimada Grande, e não se pode dar mais do que um passo sem encontrar uma nesta ilha perigosa.

Queimada Grande é uma ilha localizada no Oceano Atlântico, a cerca de 35 quilômetros da costa de Peruíbe (São Paulo, Brasil). A sua dimensão é cerca de 43 hectares, muito semelhante à extensão do Vaticano, embora com muito menos turismo devido à espantosa surpresa que esta ilha esconde.

De longe, parece uma ilha muito normal. Sem longas praias de areia branca e com falésias íngremes, embora com bastante vegetação na zona mais alta. No entanto, os poucos aventureiros que se aproximam encontram uma placa que avisa que é proibido desembarcar por ser um dos lugares mais perigosos do mundo.

Habitat de cobras venenosas e mortais para os humanos

Queimada Grande é mais conhecida como a "ilha das cobras", pois nela habita a Bothrops insularis, uma víbora popularmente chamada de “cabeça de lança dourada”, e que costuma atingir 70 centímetros, embora se saiba que existem exemplares que ultrapassam um metro. Seu veneno é extremamente perigoso para os humanos, causando necrose, hemorragia e insuficiência renal, entre outras coisas. Além disso, podem rastejar pelos troncos das árvores.

A Bothrops insularis é uma espécie endêmica de Queimada Grande, livre de predadores naturais. Curiosamente, as que habitam a ilhota são muito mais perigosas do que as encontradas no continente, já que há cerca de 11.000 anos este ilhéu foi separado da terra devido à subida do nível do mar, pelo o que tiveram de evoluir para sobreviver, desenvolvendo um veneno muito mais poderoso. E precisamente por isto, as Bothrops insularis caçam e se alimentam de grandes aves migratórias.

A cada metro, ao menos uma serpente é avistada

Além disso, é impossível não se deparar com elas. Um estudo realizado por ecologistas da Universidade de São Paulo indica que mais de 2 mil cobras vivem na ilha, o que seria cerca de 55 cobras por hectare, embora existam estimativas que indiquem que poderia encontrar uma cobra a cada metro quadrado!

Cada vez mais ameaçada por caçadores

Embora o governo brasileiro tenha proibido qualquer pessoa de entrar na ilha, os caçadores se aventuram em terra para caçar estes exemplares, cujo valor de mercado ronda os 30.000 dólares, sem esquecer que o seu poderoso veneno é muito cobiçado pela indústria farmacêutica. Isso poderia explicar o declínio na população de serpentes que tem sido observado nos últimos anos.

Esta serpente é muito cobiçada pelos caçadores, já que seu valor no mercado ronda os 30.000 dólares.

Atualmente, ainda é muito difícil para pesquisadores, exploradores e turistas entrar na "ilha das cobras", e também os pescadores alimentam lendas e histórias terríveis para espantar os curiosos. O que fica claro é que Queimada Grande é um dos lugares mais perigosos do mundo.