Pesquisadores encontram pela primeira vez orquídea rara 'Pescoço de Cisne' em MG; veja
A espécie, que está ameaçada de extinção, foi registrada pela primeira vez em Minas Gerais, no Parque da Serra da Moega, município de Ubá. Conheça mais sobre esta orquídea rara.

O Parque Municipal da Serra da Moega é uma das áreas naturais mais importantes de Ubá, em Minas Gerais, com 65 hectares de mata nativa preservada, funcionando como um abrigo para espécies ameaçadas. Além disso, o parque abriga a nascente do rio Ribeirão Ubá, fundamental para o equilíbrio hídrico do município.
E foi neste parque que pesquisadores encontraram pela primeira vez em Minas Gerais uma espécie de orquídea rara e ameaçada de extinção: a orquídea Cycnoches pentadactylon Lindl., conhecida como ‘Pescoço de Cisne'.
A descoberta
Esta espécie é encontrada em áreas das Regiões Norte e Centro-Oeste e no Espírito Santo, mas jamais havia sido registrada no estado de Minas Gerais.
Ela foi encontrada no Parque Municipal da Serra da Moega, em Ubá, na Zona da Mata mineira. A descoberta foi feita por pesquisadores da ProBiodiversa Brasil, uma organização sem fins lucrativos dedicada à conservação da biodiversidade e à promoção da sustentabilidade.
Os pesquisadores fizeram a identificação a partir de fotos de campo, análises de especialistas e revisão da literatura científica. Mas apesar da confirmação, ainda faltam etapas para a formalização científica: coleta botânica, envio de material para herbário e a publicação de artigo em revista técnica. Por isso, os pesquisadores planejam uma nova expedição ao parque entre março e abril do ano que vem, no período de floração.
As características desta espécie de flor
A orquídea ‘Pescoço de Cisne’ é uma espécie nativa de florestas úmidas da Região Sudeste do Brasil e do Peru.
Tem flores de coloração marrom a arroxeada e formato peculiar na coluna das flores masculinas, que lembra o pescoço de um cisne. Apresenta mais flores masculinas do que femininas.

A flor pode perder os pseudobulbos traseiros (uma espécie de caule modificado), tornando-se raro encontrar exemplares volumosos na natureza ou em coleções.
Seu nome vem do grego ‘kyknos’, que significa 'cisne' e ‘oches’ que significa ‘pescoço’, em referência à coluna curvada e graciosa das flores masculinas que lembram justamente o pescoço da ave.
Referências da notícia
Orquídea rara 'Pescoço de Cisne' é encontrada pela primeira vez em MG no Parque da Serra da Moega. 23 de novembro, 2025. Nathália Fontes/G1 Zona da Mata.
Conheça a orquídea 'Pescoço de Cisne', espécie ameaçada de extinção e registrada pela primeira vez em MG. 25 de novembro, 2025. Nathália Fontes/G1 Zona da Mata.