Onda de calor na Espanha: incêndios devastadores e mais de 350 mortos

As temperaturas muito altas não abrandam neste fim de semana, enquanto se alastra uma onda de graves incêndios florestais que atinge a Península. Estima-se que mais de 350 pessoas já poderiam ter morrido com as altas temperaturas.

Infelizmente, a onda de calor por enquanto não cedeu na Espanha, e durante este fim de semana as temperaturas continuam muito mais altas que o normal em boa parte do país, assim as condições continuam inadequadas para controlar a grande onda de incêndios florestais desencadeada.

Nos últimos dias, tornaram-se virais imagens de enormes nuvens pirocúmulos e incêndios, que na sua fase inicial não puderam ser estabilizados ou controlados pelos serviços de combate a incêndios devido à sua abrangência, sem esquecer que algumas áreas de extraordinário valor ambiental, como o Parque Nacional de Monfrague, a Serra de Guadarrama e de Las Hurdes, estão sendo consumidas pelo fogo.

Algumas cidades tiveram que ser evacuadas devido à proximidade dos incêndios e, infelizmente, nas últimas horas chegaram imagens do fogo queimando várias casas no município segoviano de Torre Val de San Pedro.

A onda de incêndios alastrou-se a praticamente por toda a Península, da Galiza à Andaluzia. Além das temperaturas muito altas, não podemos esquecer o papel desempenhado pela secura do maciço florestal, já que muitas comunidades estão passando por uma seca severa este ano.

Mas a onda de calor também deixa uma notícia muito chocante. O Instituto de Saúde Carlos III, parte do Ministério da Saúde, leva a 360 mortes atribuíveis às temperaturas extremamente altas, que foram registradas de 10 a 15 de julho. O último dado obtido pelo Sistema de Monitorização de Mortalidade Diária por todas as causas (MoMo) mostra que na sexta-feira, 15 de julho, foi o pico com 123 óbitos em um dia. A Comunidade de Madrid, Andaluzia, Extremadura, Galiza e Castilla e León são as comunidades que registraram mais mortes.

O MoMo estimou que na onda de calor de junho passado houve mais de 800 mortes, enquanto em janeiro mais de 700 mortes poderiam ser atribuídas ao frio. A atual onda de calor vai dar uma trégua a partir deste domingo, já que durante a segunda-feira as temperaturas começarão a normalizar no oeste, embora subam no Golfo da Biscaia e na metade oriental e nas Ilhas Baleares, onde que as temperaturas extremamente altas vão se manter. No entanto, as previsões não descarta que o calor intenso volte a se espalhar durante o fim da próxima semana.