O Grande Canal de Veneza fica verde fluorescente: mistério sobre as causas

Desde o último domingo (28), as águas do Grande Canal de Veneza adquiriram misteriosamente uma coloração verde fluorescente. As causas ainda não foram identificadas. Veja aqui o vídeo e imagens.

Mistério em Veneza sobre a grande mancha verde fluorescente nas águas do Grande Canal, perto da Ponte de Rialto, que apareceu na manhã do domingo (28). O fato foi visto inicialmente por algumas pessoas, que alertaram a Polícia local por volta das 9:30h.

Inicialmente - relata a agência de notícias Ansa - pensaram que se tratava de uma manifestação de grupos ecológicos devido às semelhanças com outras ações de protestos nos últimos meses, mas até agora não foi feita qualquer reivindicação. Os militantes da Ultima Generazione, que nos últimos meses realizaram ações de protesto em toda a Itália para sensibilizar as pessoas sobre a crise climática, despejando tinta lavável em monumentos, disseram que não tinham nada a ver com esta ação.

De acordo com as notícias publicadas nos meios de comunicação italianos nas últimas horas, parece se tratar de um líquido traçador, semelhante ao que é utilizado pelos espeleólogos para colorir os rios subterrâneos, para compreender o comportamento da água quando entra nos sistemas cársicos. Apesar destes traçadores colorirem a água, eles não têm efeitos nocivos para o meio ambiente.

Neste caso, porém, não se sabe quem e nem porquê coloriu as águas do Grande Canal de Veneza. De acordo com as investigações do Corpo de Bombeiros, não foram registradas situações de perigo para a saúde da população. Investigações estão em andamento para esclarecer a natureza e as causas dessa mancha na água. O Presidente da Câmara convocou uma reunião de emergência e garantiu que a situação está sendo monitorada.