Ciclone Freddy atingirá Madagascar com potencial catastrófico

Um intenso ciclone tropical, de categoria 4, denominado Freddy, está chegando ao final de sua longa jornada pelo sul do Oceano Índico, se aproximando de seu landfall em Madagascar nesta terça-feira, com potencial de muita destruição e fatalidades.

Ciclone Tropical Freddy
Poderoso ciclone tropical Freddy, com intensidade equivalente a um furacão categoria 4, atingirá Madagascar nesta terça (21).

Um mês após ser atingido pelo ciclone Cheneso, que deixou um rastro de destruição e 33 mortos, Madagascar está prestes a ser atingido em cheio por um poderoso e impressionante ciclone tropical, denominado Freddy! Nesta segunda-feira (20) Freddy chegou a classificação de “ciclone tropical muito intenso”, equivalente a um furacão de categoria 4. No final de semana, enquanto cruzava o Oceano Índico, Freddy chegou muito perto da intensidade de categoria 5!

Freddy será uma das tempestades de trajetória mais longa dos registros, após atravessar todo o Oceano Indico, da Indonésia até Madagascar, em pouco mais de duas semanas!

Freddy tem chamado muita atenção devido a seu longo percurso percorrido sobre o Oceano Índico. O ciclone se formou no Índico no dia 6 de fevereiro, entre o sul da Indonésia e o norte da Austrália. Desde então o ciclone seguiu uma trajetória para oeste, onde foi tomando forma e força sobre o oceano aberto, ficando muitas vezes entre as categorias 2, 3 e 4 da escala de furacões. Em grande parte de seu percurso, Freddy não representava uma ameaça direta a nenhum continente, porém, quando sua trajetória se deslocou para sudoeste enquanto mantinha-se muito intenso, Freddy passou a ser um grande risco em potencial para países do sul da África.

De acordo com o banco de dados histórico de trajetórias de furacões/ciclones tropicais da NOAA, houve apenas um outro ciclone equivalente à categoria 1 ou mais forte no sul do Oceano Índico que fez essa longa jornada da Indonésia até Madagascar, que foi o ciclone Eline/Leone em fevereiro de 2000. Este ciclone atingiu Madagascar com intensidade de categoria 1 em fevereiro de 2000, depois intensificou-se rapidamente para a intensidade de categoria 4, antes de atingir o centro de Moçambique, e seguiu por países no interior do continente africano, provocando inundações devastadoras.

Um vídeo incrível feito pela Estação Espacial Internacional mostra o olho do ciclone Freddy bem definido, localizado sobre o Oceano Índico, a leste de Madagascar, com as poderosas e densas bandas de convenção ao redor de seu olho, numa definição clássica e perfeita de ciclone tropical. Freddy foi descrito com um ciclone tropical bem intenso, particularmente poderoso e compacto, com ventos muito extremos perto de seu centro.

Freddy já deixou seu rastro de destruição pelas Ilhas Maurício, com seus ventos intensos de furacão categoria 4 e muita agitação marítima, felizmente não foram registrados grandes danos à pequena nação insular.

Previsão de impacto em Madagascar a partir de hoje!

O Ciclone Freddy deverá atingir a ilha de Madagascar nesta terça-feira (21), com intensidade de um furacão categoria 3 ou superior! As autoridades da ilha esperam que o impacto direto do ciclone no continente - o chamado landfall - ocorra entre Mahanoro e Manakara, na costa leste do país.

As previsões indicam que poderão ocorrer acumulados de 100 a 300 mm pelo país, com potencial para ocorrência de inundações repentinas e deslizamentos de terra potencialmente fatais. Além do grande volume de chuva, os ventos intensos, que poderão variar de 100 a 200 km/h, poderão causar muita destruição, principalmente na região do landfall.

Depois de cruzar a ilha de Madagascar, Freddy provavelmente se moverá para o oeste em direção a Moçambique no final da semana. Entretanto, ainda não dá para saber ao certo a força que o sistema terá quando atingir o país, já que dependerá do quanto o ciclone será enfraquecido durante sua travessia em Madagascar.

Outros países da costa oeste da África também estão em alerta máximo para possíveis chuvas fortes e volumosas devido à chegada de Freddy, como a África do Sul, Malawi, Zâmbia, Botsuana e Zimbábue.