Neve "química" no norte da Itália: o que seria este fenômeno?

Há poucos dias, na cidade italiana de Pavia, os alarmes dispararam devido a uma suposta "queda de neve química". O que é verdade nisso? Pode acontecer na Espanha? Aqui nós dizemos a você.

Na noite da última quarta-feira (15), ocorreu um fenômeno curioso que surpreendeu alguns moradores de Pavia, cidade localizada na região italiana da Lombardia. Alguns flocos de neve começaram a cair, quase todos pequenos, enquanto a área estava envolta em uma névoa muito densa. Houve algum alarme nas redes sociais sobre a possibilidade de ser neve química. Por que eles chegaram a essa conclusão?

A estagnação do ar favoreceu a suspensão de partículas poluentes e funcionou como núcleos de condensação, que acompanharam a precipitação.

Em primeiro lugar, deve ser esclarecido que grande parte da neve que pode ser vista no vídeo abaixo dessas linhas corresponde a eventos anteriores. Em relação à suposta neve "química", a presença de um poderoso anticiclone favoreceu a formação de nevoeiros e o aparecimento da inversão térmica nos fundos de vales desta região da Itália.

youtube video id=zGt98z6Db3M

Em algumas ocasiões, ocorre névoa na precipitação de pequenos flocos ou grânulos de gelo. Em Pavia, a estagnação do ar devido às altas pressões favoreceu a suspensão de partículas poluentes (a Lombardia sofre de vários problemas deste tipo), que funcionavam como um núcleo de condensação. Quando pesam o suficiente, ocorre a precipitação. Quando esses pequenos pedaços ou grânulos se acumulam no solo, eles apresentam uma certa tonalidade acinzentada devido à presença de poluentes no ar.

No entanto, não é apropriado chamá-la de neve "química", pois é um processo físico. Em grande parte do continente europeu, esse fenômeno é conhecido como nevoeiro de neve. Por outro lado, na Espanha é mais conhecido como "cinarra", e de vez em quando ocorre no inverno, principalmente nos grandes vales do interior da península. Em algumas ocasiões, a cinarra pode ser confundida com uma queda de neve real.