Neuralink: primeiro paciente com o chip cerebral joga xadrez online usando apenas a mente. Veja o vídeo!

Neuralink, a startup de chips cerebrais do bilionário Elon Musk, transmitiu ao vivo na última quarta-feira (20) seu primeiro paciente implantado com um chip jogando xadrez online com a força da mente.

Nolan Arbaugh
Neuralink faz demonstração com primeiro paciente a receber seu chip cerebral e conseguir jogar online só com a força do pensamento. Crédito: Reprodução/Neuralink.

A Neuralink é uma startup fundada pelo bilionário Elon Musk em 2017, com sede nos Estados Unidos, especializada em interfaces cérebro-computador (BCIs), dispositivos que leem a atividade cerebral e a traduzem em comandos que operam um sistema de computador. O dispositivo em questão, que deve se chamar 'Telepatia', contém mais de 1.000 eletrodos e é colocado dentro do crânio do usuário, com comunicações sem fio enviando dados de sinais cerebrais para um aplicativo Neuralink, que os decodifica em ações e intenções.

Nolan, um homem tetraplégico de 29 anos, recebeu o chip cerebral da Neuralink no fim de janeiro, e mostrou como está usando o implante para controlar seu computador e jogar xadrez.

A U.S. Food and Drug Administration, agência americana responsável pela proteção e promoção da saúde pública do país, deu aprovação à startup para ensaios clínicos em humanos em junho do ano passado. Porém, a empresa tem sido fortemente criticada por especialistas devido aos experimentos cirúrgicos em animais, os quais afirmam que muitos deram errado, além de críticos que também expressaram preocupações sobre a ética do aumento artificial do cérebro das pessoas.

E a novidade veio nesta quarta-feira (20): a startup implantou o chip cerebral em um paciente de 29 anos, que ficou tetraplégico após um acidente de carro. Ele conseguiu jogar xadrez online usando apenas a sua mente. Veja o vídeo abaixo!

O primeiro paciente com chip cerebral da Neuralink

O paciente é Noland Arbaugh, que ficou tetraplégico após um acidente de carro há oito anos atrás, perdendo todos os movimentos abaixo dos ombros. Ele fez uma transmissão ao vivo na rede social X (antigo Twitter) da Neuralink, demonstrando como usa o implante para controlar seu computador. Ele aparece jogando xadrez em seu laptop e movendo o cursor do mouse para pausar uma música que estava tocando em segundo plano. Veja o vídeo:

youtube video id=ZzNHxC96rDE

Durante a transmissão, que foi conduzida por Bliss Chapman, chefe de software da Neuralink, Nolan contou que uma das coisas que não conseguia fazer com frequência desde o acidente era jogar xadrez. "Agora, tudo está sendo feito com o meu cérebro", disse ele.

Nolan disse que controlar computadores com a mente era “como usar a Força” (em referência ao filme Star Wars) e brincou dizendo que planejava se vestir como o super-herói telepático Professor Xavier (do filme X-Men) no Halloween deste ano.

chip cerebral da Neuralink
Chip cerebral (ou Interface Cérebro-Computador) da Neuralink, mostrado em camadas. Crédito: Divulgação/Neuralink.

Segundo Nolan, a cirurgia para pôr o implante foi “super fácil”, e ele recebeu alta do hospital um dia depois. Também afirmou que “não teve nenhum comprometimento cognitivo” desde que foi implantado.

Contudo, ele destaca que o implante não é perfeito e ainda há alguns problemas. "Não quero que as pessoas pensem que é o fim da jornada, ainda há muito trabalho a ser feito. Mas já mudou a minha vida", disse. Nolan recebeu o chip cerebral no final de janeiro, mas a empresa manteve o seu nome em segredo até então.

Como funciona o implante?

O dispositivo, que tem aproximadamente o tamanho de uma moeda, ainda está em testes. Ele é implantado em um pequeno orifício no crânio do paciente, que é perfurado por um robô. Uma vez inserido, o dispositivo libera “fios” de eletrodos que se conectam a uma região do cérebro que controla a intenção do movimento.

Com isso, o dispositivo detecta os sinais elétricos do cérebro e os transmite sem fio para um aplicativo, que por sua vez os traduz em comandos de computador que podem controlar um teclado e um mouse.

A Neuralink deve divulgar mais informações sobre o dispositivo e o teste inicial nos próximos dias.

Referência da notícia:

Live Science. “1st Neuralink patient shown using brain chip to control computer and play chess in unexpected livestream”. 2024.