O Natal está chegando, você sabe qual é a origem da "estrela de Belém"

Vários cientistas estão interessados em saber mais sobre a conhecida e enigmática "estrela do Natal". Foram revisadas as histórias bíblicas procurando um paralelismo, uma explicação astronômica sobre o evento misterioso. O que eles acharam? Era mesmo uma estrela?

Estrela de natal, estrela de Belém
A estrela de Belém teve que ser um evento resplandecente para despertar o interesse dos Magos, mas não tanto para as demais pessoas.

A "estrela de Belém" é um ícone religioso muito importante para a fé cristã, que geralmente adorna milhões de manjedouras ao redor do mundo todos os anos no Natal. Isso ocorre porque, no Evangelho de São Mateus, ele conta como os magos do Oriente (os três Reis Magos) que chegaram a Belém para adorar o recém-nascido Jesus, guiados por aquela enigmática "estrela". O texto bíblico nos diz que o objeto luminoso apontou para a manjedoura onde a sagrada família estava junto a Jesus de Nazaré, mais de dois mil anos atrás.

Não devemos deixa de lado o fato de que os três Reis Magos eram sábios religiosos, estudavam o céu e conheciam os eventos que poderiam ocorrer no céu futuro. Eles eram reverenciados como magos (astrônomos e astrólogos da Babilônia), estudavam planetas e estrelas, interpretavam a simbologia dos corpos celestes e eventos cósmicos.

A explicação científica sobre a chamada estrela de Belém (ou do Natal) é uma questão bastante controversa, porque é diretamente a data exata do nascimento de Jesus que ainda está sendo discutida. Grandes estudiosos dizem que isso não aconteceu exatamente há 2019 anos atrás, os Evangelhos colocam o nascimento de Jesus no momento em que o Imperador César Augusto ordena um censo populacional. Isso ocorre entre os anos 8 e 6 a.C. Esses dados são essenciais para procurar eventos astronômicos responsáveis pela "luz guia".

Naquela época, um evento raro era considerado um presságio (de fato, hoje existem muitas religiões e culturas que associam fenômenos naturais extremos ou pouco frequentes, com profecias e atos divinos). Supondo que essa "estrela" realmente existisse, deveria ter sido um evento marcante no céu para chamar a atenção e deixar uma mensagem clara nos magos, uma demonstração visual de grande impacto, mas qual? Vamos olhar para as diferentes teorias.

Estrela de Natal, estrela de Belém
Eclipses, conjunções duplas, triplas, múltiplas, novas e cometas. Todas as teorias possíveis da estrela de Belém.

Explosão estelar

Existem registros de chineses e coreanos que datam do ano 5 a.C., quando uma explosão estelar iluminou o céu por 70 dias. Além disso, em 4 a.C. os astrônomos do leste tinham uma nova estrela apontada para a pequena constelação do norte de Áquila.

O Dr. Cockcroft, do Planetário McCallion da Universidade de McMaster, Ontário, comenta que a explosão estelar é uma teoria bastante forte para a estrela de Natal, especialmente, porque uma nova estrela em uma constelação pode "aparecer" e depois "desaparecer" nos meses seguintes. No entanto, o evento não foi brilhante o suficiente, porque não há registros disso no Ocidente.

Cometa Halley

Graças ao estudo dos períodos do cometa, sabe-se que ele poderia ser visível na Terra entre 10 e 11 a.C. Dadas as discrepâncias existentes entre os especialistas, aproximadamente no ano exato do nascimento de Jesus, alguns astrônomos pensam que isso poderia ter sido responsável pelo grande clarão no céu.

A lua eclipsando Júpiter

O astrônomo Michael Morner, da Universidade Rutger, em Nova Jersey, encontrou em um manuscrito do astrônomo Maternus (século 4), com pistas importantes sobre a teoria de um eclipse que teria ocorrido em 20 de março e 17 de abril do ano 6 a.C.

Conjunção de Regulus e Júpiter

Quando da Terra vemos uma aparente aproximação de dois ou mais corpos celestes em uma pequena região do céu, eles são considerados em conjunção. A conjunção entre a estrela Regulus e o planeta Júpiter na constelação de Leão aconteceu entre os anos 3 a.C. e 2 a.C.

Naquela época, o evento foi interpretado pelos astrólogos da Pérsia como um rei por nascer na Judéia, onde Júpiter representava um reinado e a estrela Regulus uma criança judia. Essa teoria também é aceita como a possível estrela de Natal, pois uma conjunção é um evento muito marcante e fascinante para se observar no céu noturno.

estrela de natal, estrela de Belém
Embora tenhamos programas avançados para astronomia, talvez nunca cheguemos a uma única teoria sobre a estrela do Natal. Talvez não seja nada disso, e o mistério é eterno.

Sem ir mais longe, em 28 de novembro, assistimos a um belo show, para uma tripla conjunção de Vênus, Júpiter e a Lua. Eles conseguiram surpreender milhares. Portanto, é provável que os reis tenham chamado muita atenção para um evento astronômico como este.

Conjunção tripla

O astrônomo britânico David Hughes, da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, apóia a teoria de uma tripla conjunção. Júpiter e Saturno em conjunção.

Um evento como esse ocorre apenas a cada 900 anos, ou seja, para os astrônomos da Babilônia há 2000 anos, deve ter sido um grande presságio, o sinal de algo muito importante.

Conjunção única

Grant Mathews é astrofísico e professor de cosmologia na Universidade de Notre Dame (EUA), estudando a origem da estrela de Belém há anos. Sua teoria afirma que essa luz guia é o produto visual de um alinhamento planetário muito estranho que ocorreu no ano 6 a.C.

O Sol, junto com Júpiter, a Lua e Saturno, estavam na constelação de Áries, Vênus estava em Peixes (na fronteira), enquanto Mercúrio e Marte estavam do outro lado na constelação de Touro. Uma conjunção muito particular.

Mathews fez cálculos impressionantes e confirmou que o próximo alinhamento exatamente igual ao de Belém (há pouco mais de 2.000 anos) será em meio milhão de anos!