NASA quer usar materiais da Lua para construir em sua superfície

O programa Artemis que planeja colocar humanos na Lua antes do final da década está em andamento. Para isso, está sendo feito um trabalho para que, uma vez lá, seja construído usando diretamente o solo lunar coberto com regolito, o material que cobre a superfície.

concepção da lua
Representação de um dos conceitos da base lunar que estão sendo trabalhados. Imagem: ICON.

A intensão da NASA de voltar à Lua sob o programa Artemis está em desenvolvimento. E isso implica não apenas a viagem final, mas uma série de programas que a agência espacial americana pretende desenvolver. Por exemplo, durante este mês de junho, uma equipe de quatro pessoas entrará em um hangar do Centro Espacial Johnson da NASA em Houston, Texas, e passará um ano dentro de um edifício impresso em 3D.

O Mars Dune Alpha tem quartos para a tripulação, espaços compartilhados, áreas dedicadas a cuidados médicos e cultivo de alimentos. Sua estrutura também pretende ser usada em Marte no futuro. Toda a estrutura é construída com uma pasta que antes de secar parecia uma linha infinita de sorvete, segundo a WIRED. O espaço de cerca de 158 metros quadrados e da cor do solo marciano, foi projetado pelo estúdio de arquitetura BIG-Bjarke Ingels Group e impresso em 3D pela Icon Technology.

Dentro dessa estrutura, será feito um trabalho sobre os problemas de saúde física e comportamental que as pessoas enfrentarão durante as residências de longa duração no espaço. É também a primeira estrutura construída para uma missão da NASA pela equipe do Projeto de Tecnologia de Construção Autônoma Planetária Lua a Marte (MMPACT), que aponta para os primeiros projetos de construção em um corpo planetário além da Terra.

Construir diretamente na Lua

Como parte do programa Artemis, os humanos retornarão à Lua e lá viverão primeiro em lugares como uma estação espacial em órbita, um módulo de pouso lunar ou em habitats infláveis na superfície. Mas a equipe MMPACT está se preparando para a construção de estruturas sustentáveis e duráveis. É claro que construir na Lua transportando material da Terra teria um custo muito alto em combustível e foguetes.

Para superar essa dificuldade, o projeto visa usar material lunar e construir no local. Para isso, seria utilizado o regolito, que é a camada de material solto que repousa sobre a rocha lunar. O processo visa transformá-lo em uma pasta que pode ser impressa em 3D, em camadas finas ou em diferentes formatos. É preciso lembrar que o primeiro projeto fora do planeta da equipe está previsto para o final de 2027.

Essa missão usará um braço robótico com uma escavadeira, que será anexado ao lado de um módulo lunar. Isso permitirá que o regolito seja classificado e empilhado, explica o pesquisador principal Corky Clinton à WIRED. As missões subsequentes se concentrarão no uso de escavadeiras semi-autônomas e outras máquinas para construir casas, estradas, estufas, usinas de energia e escudos anti-explosões que cercarão as plataformas de lançamento de foguetes.

O programa tem que superar muitas dificuldades

Jennifer Edmunson, chefe da equipe MMPACT, enfatizou que o primeiro passo para a impressão 3D na Lua será usar lasers ou microondas para derreter o regolito. Como segundo passo, deve ser resfriado para permitir a saída dos gases; caso contrário, o material pode ficar cheio de buracos como uma esponja. O material pode então ser impresso nas formas desejadas. Ainda está sendo decidido como montar as peças acabadas. Para manter os astronautas fora de perigo, Edmunson diz que o objetivo é tornar a construção o mais autônoma possível.

youtube video id=L-xGmQAB3KY

De qualquer forma, em algumas fases de construção e manutenção os astronautas terão que estar diretamente envolvidos. E há outros fatores a serem considerados ao construir na Lua, pois muitas coisas podem dar errado. Um deles é a gravidade lunar, que é muito mais fraca. Há também a possibilidade de que se produzam terremotos lunares que podem criar vibrações de até 45 minutos, e as temperaturas no polo Sul podem chegar a 54 graus Celsius à luz do sol e -256 graus Celsius à noite.

Outro ponto é a poeira lunar altamente abrasiva que pode obstruir as juntas das máquinas e fazer com que o equipamento pare completamente. Durante as missões Apollo, os trajes espaciais danificados pelo regolito e a inalação de poeira causaram aos astronautas sintomas semelhantes aos da rinite alérgica. "Construir o primeiro lar da humanidade em outro planeta será um dos projetos de construção mais ambiciosos da história, levando tecnologia, engenharia, ciência e arquitetura a novos patamares", disse Ballard à WIRED.