Na Terra choveu sem parar durante 2 milhões de anos: Quais foram as causas deste grande dilúvio universal?

Este evento de chuva, que ocorreu durante o Triássico, levou ao desaparecimento de muitas espécies, mas também ao aparecimento de muitas outras. Quais foram as causas deste dilúvio universal?

Dilúvio Triássico
Este dilúvio sem precedentes ocorreu no Triásico Médio, mudando drasticamente o curso do nosso planeta.

Desde o passado dia 1 de fevereiro que a Catalunha se encontra em estado de emergência devido à seca, com restrições importantes em várias regiões, mas que podem tornar-se mais graves nos próximos meses se não chover mais neste território. Também noutras regiões, como a Andaluzia, a situação está complicada.

Seriam necessárias semanas contínuas de chuva intensa para recuperar esse défice. No entanto, há muito tempo houve um acontecimento deste género na Terra que durou... cerca de dois milhões de anos!

O Evento Pluvial Carniano, um fenômeno sem precedentes

Para isso, temos de recuar no tempo, "apenas" há cerca de 230 milhões de anos, durante o período Triássico tardio, quando ocorreu um fenômeno de chuvas contínuas sem precedentes.

É conhecido como o Evento Pluvial Carniano, que ocorreu durante o Carniano, e se manifestou sob a forma de chuvas torrenciais que atingiram várias regiões do mundo, desde os trópicos até às latitudes mais elevadas, com a duração de uns impressionantes dois milhões de anos.

Este dilúvio contínuo teve grandes impactos nas paisagens da Terra, provocando grandes inundações, mudanças nos cursos dos rios e a formação de lagos temporários. Para não falar das mudanças que provocou nos padrões de erosão e sedimentação, deixando a sua marca nos registos geológicos que ainda hoje podemos observar.

Este episódio de chuva está intimamente relacionado com a extinção de quase 33% de todos os gêneros marinhos e com o aparecimento dos recifes de coral.

Os dados sugerem uma média anual de 1400 mm que se repetiu vezes sem conta, em todo o planeta, durante dois milhões de anos. Parece bastante provável que este incrível acontecimento tenha sido fundamental para o aparecimento de outros ecossistemas modernos, como as plantas coníferas, e de animais como lagartos, tartarugas, mamíferos e até dinossauros.

Uma sucessão de erupções vulcânicas, a origem de tudo

Tudo indica que esta mudança de clima foi desencadeada após uma sucessão de erupções vulcânicas no terreno de Wrangellia, um território que se estende desde o centro-sul do atual Alasca até às costas da Colúmbia Britânica, no Canadá.

E parece que, durante um período de não menos de cinco milhões de anos, a atividade vulcânica nessa área gerou uma quantidade considerável de cinzas e CO₂, o que resultou num efeito de estufa que provocou um aumento da temperatura global de aproximadamente 3 a 10°C.

Por sua vez, esse fato provocou a evaporação da água e a subsequente formação de nuvens persistentes, responsáveis por esse episódio interminável de chuva. No entanto, este invulgar evento pluvial terminou quando toda a nova vegetação que surgiu e as rochas erodidas absorveram todo o CO₂. Isso, juntamente com o fato de as erupções terem parado, fez com que o clima voltasse a ser seco.