Milhões de pessoas em risco alimentar devido à seca na África

Mais de 21 milhões de pessoas estão em risco alimentar no Chifre da África, que entrou em sua quinta estação seca consecutiva. Sem a ajuda humanitária que recebe, a área entraria rapidamente em uma situação de fome que poderia custar a vida de centenas de milhares de pessoas.

chifre da áfrica
A seca no Chifre da África traz um risco extremo de uma nova fome. Imagem: ONU

O Chifre da África está sofrendo a seca mais longa e severa já registrada, ameaçando milhões de pessoas com fome e uma grave crise humanitária que cresce rapidamente enquanto os olhos do mundo estão focados em outras partes do planeta. A seca contínua e os altos preços dos alimentos reduziram a capacidade de muitas pessoas de cultivar, criar gado e comprar alimentos.

Em 7 de novembro de 2022, um consórcio de 16 organizações internacionais emitiu uma declaração sobre a deterioração da crise de segurança alimentar na Somália, Quênia e Etiópia, conforme relatado por Earth Observatory. Segundo o comunicado, a perda em grande escala de alimentos e renda nos últimos dois anos, principalmente devido à seca, deixou 21 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar em toda a região.

Mais de 3 milhões de pessoas enfrentam níveis de emergência de insegurança alimentar, o que significa que passam regularmente um dia ou mais sem comida e venderam seus bens para ganhar dinheiro para sobreviver. Na Somália, por exemplo, a seca forçou mais de 1,3 milhão de pessoas a abandonar suas fazendas e migrar para locais de deslocamento, aumentando a crise migratória.

Uma combinação de efeitos após a seca

Esta situação de seca persistente tem várias causas. Uma combinação de aquecimento induzido pelo homem, temperaturas da superfície do mar no Oceano Índico e La Niña contribuíram para quatro estações chuvosas secas consecutivas, o que é inédito no registro de chuvas de 70 anos analisado por pesquisadores do Centro de Risco Climático (CHC) da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara. Agora a área está passando por uma quinta temporada de baixa pluviosidade.

anomalias
Anomalias de precipitação para o trimestre de março a setembro de 2022 versus a média histórica de 1981 a 2021. Fonte NOAA.

As chuvas no Chifre da África geralmente se concentram em duas estações chuvosas: uma no trimestre março-abril-maio e outra em outubro-novembro-dezembro. “Quatro estações secas seguidas já é algo inédito, e agora estamos na quinta”, disse Chris Funk, diretor do CHC. Funk contribui com dados e previsões de precipitação para o Rede de Sistemas de Alerta Prévio contra Fome (FEWS NET), um programa apoiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e várias outras agências dos EUA.

A FEWS NET é uma colaboração multiorganizacional projetada para monitorar secas e inundações na África para identificar problemas no abastecimento de alimentos. A NASA fornece imagens de satélite e dados climáticos, meteorológicos e hidrológicos para concluir o trabalho.

Anomalias de precipitação de março a setembro de 2022 em comparação com a média de 1981-2021 indicam que grande parte da Somália, Quênia e Etiópia receberam 50 a 200 milímetros menos chuva do que o normal, metade ou menos do que o esperado para esses meses.

Ajuda humanitária
Sem a ajuda humanitária que a região recebe, as consequências da seca em vidas seriam muito mais agudas. Foto. UN

Estrada para uma fome prolongada

Os déficits de precipitação durante a estação chuvosa de março-abril-maio de 2022 foram os mais severos já registrados, e muito pouca chuva até agora na temporada de outubro-novembro-dezembro de 2022 agravou a crise humanitária. As estimativas apontam para outra estação chuvosa fraca, com chuvas abaixo do normal na maior parte da Somália, Quênia e sul da Etiópia.

Segurança alimentar
Mapa com as fases da segurança alimentar no Chifre da África para setembro de 2022, e o que se espera até janeiro de 2023. Fonte: FEWS NET

A seca parece especialmente severa no sul da Somália e no leste do Quênia, onde se espera que o déficit de precipitação seja 50-200 mm abaixo da média em muitas áreas, apenas 30-60% da precipitação média. A fome é declarada quando pelo menos um em cada cinco domicílios enfrenta escassez extrema de alimentos; mais de 30% das crianças menores de cinco anos sofrem de desnutrição aguda; e pelo menos duas pessoas em 10.000 morrem todos os dias.

As últimas análises projetam que uma fome entre as populações rurais e deslocadas na região da Baía e Mogadíscio, localizada no sul da Somália, é muito provável de ocorrer entre abril e junho de 2023 se os níveis atuais de ajuda alimentar não forem mantidos. "A ajuda humanitária alimentar e nutricional em larga escala provavelmente foi o fator chave para evitar a fome total neste ano", disse Lark Walters, analista de segurança alimentar da FEWS NET. Como pano de fundo, a seca de 2011 causou 260.000 mortes relacionadas à fome entre a população somali.