Meteorito caiu nos EUA e museu oferece US$ 25 mil para recuperá-lo

Um meteorito caiu na Terra recentemente, em um canto remoto de uma floresta perto da fronteira EUA-Canadá. Qual é o requisito para recolher o dinheiro em caso de encontrá-lo?

Museu de meteoritos do Maine
Pagarão $ 25.000 para quem encontrar e entregar fragmentos de pelo menos 1 quilo do objeto alienígena.

O recente impacto de um meteorito no estado do Maine (Estados Unidos) abriu uma espécie de caça ao tesouro diante da oferta de um museu para pagar 25 mil dólares a quem encontrar e entregar fragmentos de pelo menos 1 quilo do objeto extraterrestre.

O impacto ocorreu no sábado da semana passada, em um canto remoto de uma floresta perto da fronteira EUA-Canadá. Uma bola de fogo excepcionalmente brilhante pôde ser vista em plena luz do dia enquanto a rocha se desintegrava na atmosfera, disse Darryl Pitt, presidente da divisão de meteoritos do Museu de Minerais e Gemas do Maine, em Betel.

Os pedaços de rocha espacial provavelmente caíram em uma faixa da cidade de Waite, Maine, para Canoose, New Brunswick. Segundo a NASA, os maiores espécimes teriam sido espalhados no extremo oeste do campo de destroços, o mais próximo de Waite, a cerca de 3,5 horas de carro de Portland.

Dúvidas sobre o tamanho e peso dos fragmentos de meteorito

A NASA confirmou que o radar registrou a queda do meteorito no Maine e que várias pessoas ouviram explosões sônicas causadas por um objeto quando ele ultrapassa a velocidade do som. Segundo Pitt, o fato de o radar ter detectado a desintegração do meteorito pelo fogo garante que seus restos possam ser encontrados no solo.

Não há garantia de que haverá fragmentos grandes o suficiente para reivindicar a recompensa.

"Com mais pessoas alertadas, haverá mais pessoas procurando e haverá uma chance melhor de recuperação", disse Pitt na quarta-feira. No entanto, não há garantia de que haverá fragmentos grandes o suficiente para reivindicar a recompensa.

Museu de meteoritos do Maine
Com mais pessoas alertas, haverá mais pessoas procurando e haverá uma chance maior de recuperação.

A NASA disse em seu site que as "massas dos meteoros calculadas a partir de rastros de radar variam de 1,59 gramas a 322 gramas, embora massas maiores possam ter caído".

O museu que oferece 25 mil dólares por fragmentos do meteorito

O Museu de Minerais e Gemas do Maine quer expandir sua coleção de rochas lunares e marcianas, explicou Pitt, então os primeiros caçadores de meteoritos a entregar um espécime de 2 libras poderão reivindicar o prêmio de $ 25.000.

Uma bola de fogo foi vista cruzando o céu durante o dia! A maioria das bolas de fogo que são testemunhadas são geralmente vistas à noite, sua luz contrastando facilmente com o céu noturno. Esta bola de fogo vista durante o dia é incrivelmente rara. Imagine como seria brilhante à noite", expressou o Museu de Minerais e Gemas do Maine através de um comunicado em suas redes sociais oficiais.