Mapas e dados meteorológicos do ECMWF agora são gratuitos

Nessa quarta-feira (07), meteorologistas e pesquisadores do mundo inteiro receberam uma excelente notícia. A partir de agora diversos produtos e gráficos de previsão do centro europeu ECMWF estarão disponíveis de forma gratuita em sua plataforma!

ECMWF
Diversos gráficos de previsão do tempo com cobertura global do ECMWF agora são públicos e gratuitos. Fonte: ECMWF.

A partir de hoje (07) centenas de gráficos de previsões do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo, em inglês, European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF), se tornarão gratuitos e acessíveis a todos! Até então, poucos gráficos e produtos estavam disponíveis para o público em geral e a política de divulgação e compartilhamento desses produtos era bem restritiva.

Gráficos de previsão de temperatura, pressão, vento, precipitação, neve, geopotencial, umidade, vapor d’água, nuvens e ondas no mar são apenas alguns dos produtos que agora estão disponíveis para todos! Essas previsões são de curto prazo (até 15 dias), médio prazo (até 30 dias) e longo prazo (meses à frente) e cobrem todas as regiões do globo, incluindo a América do Sul!

Além disso, como o foco do ECMWF é a previsão de conjunto, ou seja, a combinação de várias rodadas com inicializações diferentes dos modelos numéricos, alguns gráficos mostram informações baseadas em probabilidade, que fornecem um guia para a confiabilidade das previsões. Alguns desses gráficos incluem a probabilidade de ocorrência de condições extremas, como a atividade de ciclones tropicais nos oceanos globais.

Até hoje o acesso a todos esses gráficos e figuras de previsão era restrito aos serviços meteorológicos e hidrológicos nacionais dos estados e países membros do ECMWF, ou seja, grande parte das agências e institutos europeus de meteorologia, além de membros da Organização Meteorológica Mundial (OMM) e clientes comerciais. Empresas e serviços meteorológicos brasileiros só conseguiam acesso a esses produtos via contratos e acordos comerciais, com acesso sujeito a uma série de licenças personalizadas e cobrança. Por não ser um país europeu, os valores dos produtos eram bem altos para o Brasil.

Alguns dos produtos do ECMWF que agora estão disponíveis gratuitamente para a América do Sul. Fonte: ECMWF.

Essa mudança significa que além de não haver cobrança pelas informações, os usuários também poderão compartilhar, redistribuir e adaptar as informações conforme o necessário, tanto para aplicações comerciais quanto para pesquisas científicas, desde que reconheça a fonte como o ECMWF.

A nova política de dados abertos também se aplica para o enorme repositório de informações históricas de dados, o Sistema de Recuperação e Arquivamento Meteorológico, na siga em inglês, MARS. O MARS contém centenas de petabytes de dados, incluindo previsões recentes e passadas, além de análises, dados climatológicos e experimentos de pesquisa. Ele representa um dos maiores arquivos de dados do mundo!

Mas por que a mudança?

Essas mudanças fazem parte de um desenvolvimento generalizado em toda a Europa que visa encorajar o uso mais amplo de dados, além de apoiar a criatividade e a inovação no campo da pesquisa científica, focado principalmente nas aplicações climáticas.

Rolf Brennerfelt, Presidente do Comitê Consultivo de Política do ECMWF, comentou que “Os estados membros do ECMWF estavam ansiosos para que os dados do centro fossem abertos e gratuitos. Os benefícios sociais associados a essa abertura e gratuidade dos dados são grandes. Estamos cientes de que essa mudança traz seus desafios financeiros, mas os benefícios superam esses desafios. Estamos num período de transição, e esse primeiro lote de dados gratuito é um bom começo e ilustra bem o nosso compromisso a este princípio.”

Andy Morse, Professor de Impactos Climáticos da Universidade de Liverpool, disse “Os potenciais usos e benefícios que esses produtos trazem para diversos usuários e setores é vasto e particularmente importante para os países que são economicamente menos desenvolvidos. Agora que o acesso remoto a internet é generalizado por meio de modernas redes de telefonia móvel, a disponibilidade dessas informações provavelmente será uma virada de jogo para diversas pequenas empresas. Em minha experiência, pessoas das partes mais remotas do mundo estão famintas por essas informações.”

Agora, meteorologistas e pesquisadores de todo o mundo terão em mãos uma poderosa variedade de ferramentas que servirão para potencializar o seu trabalho e assim melhorar ainda mais seus serviços em prol da sociedade.