“Jacuzzis” naturais: fascinantes piscinas de 5 milhões de anos em cachoeira atraem turistas no Amazonas

Formações rochosas escavadas pela água do rio em uma cachoeira, formando piscinas naturais onde a correnteza é mais calma: fenômeno de milhões de anos no Amazonas se tornou um ponto turístico popular na região.

Quando o nível da água está baixo, é possível nadar nas piscinas naturais da Cachoeira do Mutum, em Presidente Figueiredo, no Amazonas. Crédito: izabelefreitas via @amazonasmeuamor (IG).

Em meio à Amazônia, um fenômeno natural fascinante tem despertado a curiosidade de turistas. No estado do Amazonas, o Rio Mutum corre sobre formações rochosas, “buracos” misteriosos que parecem piscinas naturais; uma obra da natureza!

Esses enigmáticos “buracos” foram formados pela própria ação do rio ao longo de milhões de anos e fazem parte da Cachoeira do Mutum, localizada no município de Presidente Figueiredo, a cerca de 175 km da capital Manaus.

Como se formaram essas piscinas e como chegar até lá

Essas piscinas naturais do Mutum, que são de águas mais calmas, pertencem a um geossítio dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Adão e Eva. Quando vistas de cima, alinhadas se parecem com uma obra de arte da natureza, e quando vistas do nível da água, lembram 'jacuzzis' naturais encaixadas nas rochas.

São ao menos 11 “buracos” circulares, cada um com seu tamanho e profundidade. O mais fundo tem cerca de 6,3 km de profundidade.

A exótica cachoeira de cor ferrugem com buracos que se tornam jacuzzis naturais na Amazônia. Crédito: @felipeedwardss.

Segundo a geóloga e pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Isabela Apoema Gomes de Souza, esses buracos foram formados através da força das correntes de água que escava o solo rochoso, que na Cachoeira do Mutum é formado por arenito. Com ajuda de grãos presos dentro do buraco, a erosão se intensifica, tornando o espaço mais profundo e largo.

E não se sabe a idade exata desses buracos, mas a pesquisadora diz que eles começaram a se formar há cerca de 5 milhões de anos.

"Essas feições começaram a se formar provavelmente a partir do final do Neógeno, período em que a atividade tectônica moldou a paisagem de Presidente Figueiredo, criando vales encaixados, cachoeiras e corredeiras” - Isabela Apoema Gomes de Souza, geóloga e pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

A Cachoeira fica em uma propriedade privada, e por isso pode ser cobrada uma taxa de entrada. A entrada de acesso se dá no quilômetro 54 da rodovia AM-240. Já o acesso aos buracos naturais dentro da propriedade é feito por uma trilha de 6 km em uma estrada de terra; este trajeto pode ser feito a pé ou de carro.

Além de banho nas piscinas naturais, é possível explorar as trilhas que cercam a Cachoeira do Mutum, proporcionando uma caminhada agradável pela mata. A cachoeira também oferece a possibilidade de acampamento em suas proximidades. Há áreas designadas para camping, onde os visitantes podem montar suas barracas e desfrutar de uma noite cercada pela natureza.

Cachoeira do Mutum, com nível baixo das águas, o que acaba revelando uma pequena ‘praia’ com areias à mostra. Crédito: @oficialcachoeiradomutum.

É importante destacar que, ao realizar as trilhas, é recomendado contar com a orientação de guias experientes, pois eles conhecem bem a região e podem garantir a sua segurança. E respeite as normas de conservação e deixe o local limpo após a estadia no camping.

Um alerta

Embora protegidos por lei por se tratar de uma RPPN, os buracos misteriosos da Cachoeira do Mutum não estão isentos de sofrer riscos de degradação.

"Como toda feição natural, elas podem se alargar e se unirem, tornando-se um buraco só. A ação humana também pode degradar, como acúmulo de lixo e mal uso dos buracos", comentou Isabela.

Ações governamentais para verificação de irregularidades e para educação ambiental são importantes para garantir um turismo de forma correta e racional na região, já que o local tem recebido vários turistas do Brasil e do mundo. Mas façamos nossa parte: ao visitar o local, respeite a natureza e seja educado!

Referências da notícia

Buracos misteriosos em cachoeira no Amazonas surgiram há milhões de anos e formam 'banheiras' naturais. 03 de agosto, 2025. Juan Gabriel e Patrick Marques.

'Banheiras' naturais de 5 milhões de anos atraem turistas na Amazônia. 03 de agosto, 2025. Redação A Tarde.