Vídeos: colapso de geleira na Índia provoca inundações e mortes

O colapso de uma geleira dos Himalaias causou uma enorme inundação em aldeias do norte da Índia. Pelo menos 150 vítimas até o momento. Esta situação levou à evacuação de emergência das localidades mais próximas.

Pelo menos 150 pessoas são dadas como mortas no norte da Índia depois de uma geleira dos Himalaias ter colapsado na manhã deste domingo, se deslocando ao longo do rio Alaknanda, não muito longe do Parque Nacional de Nanda Nevi, causando a destruição da barragem de Rishiganga.

O colapso do glaciar dentro da albufeira causou uma enorme onda de inundação que varreu tudo no seu caminho.

O colapso da geleira danificou gravemente a barragem de Rishiganga, levando-a à romper. A catástrofe ocorreu no estado de Uttarakhand, na região norte da Índia. De acordo com as primeiras informações, relatadas pelos meios de comunicação locais, há pelo menos 150 mortes como resultado da inundação catastrófica do rio Alaknanda.

O colapso da geleira provocou uma enorme onda de inundação que ultrapassou a barragem, resultando em uma intensa inundação que destruiu em poucos segundos as cidades construídas no vale do rio, em uma área formada por picos e vales de montanha muito altos com declives muito íngremes. Abaixo estão os primeiros vídeos dos esforços de salvamento.

De acordo com relatos dos meios de comunicação social, a região mais afetada é a da aldeia de Rani, a cerca de 25 quilômetros de Joshimat, no estado federal de Uttarakhand.