Incrível céu verde nos EUA: qual a razão e o que veio depois?

Imagens chocantes de um céu intensamente verde se tornaram virais nas redes sociais, antes que uma tempestade devastasse tudo em seu caminho em Dakota do Sul. Existe uma relação entre esta cor e a presença de uma forte tempestade?

Um céu com o verde intenso de foi observado nesta terça-feira, 05, em Sioux Fallas, no estado de Dakota do Sul, nos Estados Unidos. As imagens chocantes precederam uma forte tempestade que varreu tudo em seu caminho, deixando para trás uma massa de granizo gigante, do tamanho de bolas de golfe e de tênis.

Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos (NWS) confirmou que um sistema organizado composto por múltiplas tempestades, de longa duração, atravessou grande parte de Dakota do Sul, assim como Minnesota e Iowa, deixando milhares de pessoas sem energia elétrica após o grave evento.

Na noite de terça-feira, a extensão dos danos causados pela tempestade não estava clara, pois a tempestade continuou a ser rastreada enquanto os avisos do NWS continuavam se estendendo para Wisconsin.

O céu verde indica uma forte tempestade com granizo e/ou tornado?

A associação do céu verde com a chegada de uma forte tempestade com granizo e/ou tornado é algo que se fala há muito tempo e se popularizou a nível geral, ainda mais desde a estreia em 1996 do filme Twister em que um céu verde foi mostrado precedendo uma situação de mau tempo.

Apesar dos anos que se passaram, hoje a ciência não pode dar como certa uma teoria firme que indique por que esse intenso tom esverdeado às vezes ocorre, nem pode ser afirmada uma relação causal entre o céu verde e a presença de uma forte tempestade.

O que está claro é que a ótica atmosférica desempenha um papel central em tudo isso, em relação a como a incidência da luz solar pode ser afetada por estruturas de nuvens grandes e complexas.