Incêndios florestais graves deixam ao menos 24 mortos e força evacuação na Coreia do Sul

Incêndios florestais devastadores estão assolando a Coreia do Sul desde a última sexta-feira. Ao menos 24 pessoas morreram e milhares tiveram que ser evacuadas, neste que é um dos piores incêndios florestais já ocorridos no país.

Imagem do incêndio florestal atingindo Andong, na Coreia do Sul, ontem, 25 de março. Crédito: Yonhap via REUTERS.

Desde a última sexta-feira (21), incêndios florestais severos estão se alastrando pela região sudeste da Coreia do Sul. Mais de uma dúzia de focos de incêndio já foram registrados, forçando a evacuação de milhares de moradores. Ao menos 24 pessoas morreram e 20 ficaram feridas, segundo autoridades locais. Acompanhe abaixo mais informações.

Um dos piores incêndios florestais da história da Coreia do Sul

De acordo com as informações locais, os incêndios começaram no Condado de Sancheong, na província de Gyeongsang, e se espalharam rapidamente para áreas próximas devido aos ventos fortes. As condições secas que a região está experimentando ajudaram a alimentar os incêndios.

O presidente em exercício da Coreia do Sul, Han Duck-soo, este é um dos piores incêndios florestais já ocorridos no país. A grave situação forçou cerca de 27 mil pessoas a deixarem suas casas com urgência.

Incêndio florestal atinge o Templo Gounsa, em Uiseong, na Coreia do Sul. Imagem de 26 de março. Crédito: Yasuyoshi Chiba/AFP.

“Incêndios florestais queimando pelo quinto dia consecutivo em Ulsan e na região de Gyeongsang estão causando danos sem precedentes”, disse Han. As chamas estão “se desenvolvendo de uma forma que está excedendo tanto os modelos de previsão existentes quanto às expectativas anteriores”, acrescentou ele.

As chamas já queimaram mais de 17 mil hectares de floresta, destruindo bairros inteiros e centenas de estruturas, inclusive o templo Gounsa, que tem mais de mil anos de idade, em Uiseong. Outro templo budista milenar, o Unramsa, construído durante a dinastia Silla e localizado no sopé da montanha, foi completamente destruído pelo fogo. Veja imagens abaixo:

Várias escolas foram fechadas e as autoridades precisaram fazer a transferência de cerca de 500 detentos das prisões localizadas nas zonas de risco.

Para combater os incêndios florestais, 242 helicópteros e mais de 6.000 soldados foram mobilizados, e as autoridades locais alertam que mais de 70% deles foram causados por negligência. Veja abaixo mais imagens:

Cinco dias após os primeiros focos, este se tornou o segundo maior incêndio da história da Coreia do Sul. O maior da história aconteceu no ano 2000, quando as chamas queimaram quase 24 mil hectares na costa leste do país.

Referências da notícia

Incêndios florestais deixam ao menos 24 mortos na Coreia do Sul; veja fotos. 26 de março, 2025. UOL/Redação.

Incêndios florestais na Coreia do Sul matam ao menos 24; milhares deixam suas casas. 26 de março, 2025. Sara Salbert.

Número de mortos em incêndios florestais na Coreia do Sul sobe para 24. 26 de março, 2025. Reuters/Redação.