Imagens incríveis: primeira expedição de um drone dentro de um furacão

Mundialmente relatado pela NOAA, conseguem monitorar o poderoso furacão Sam no Atlântico, introduzindo pela primeira vez um drone oceânico. Assista aos vídeos impressionantes deste categoria 4 como nunca antes!

Saildrone 1045 NOAA furcão Sam
Saildrone 1045 entrou com sucesso no furacão Sam (categoria 4) no Atlântico. Coletou dados valiosos e vídeos espetaculares, que você pode ver nesta nota. Créditos: Saildrone Inc. e NOAA.

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA), juntamente com, Saildrone Inc., divulgaram as primeiras imagens coletadas na última quinta-feira, 30 de setembro, por um veículo não tripulado, localizado na superfície do Atlântico. As imagens impressionantes mostram o interior do poderoso Furacão Sam, que está perto das Ilhas Bermuda agora, mas felizmente não entrará em contato direto com a ilha ou a costa continental.

Segundo informa a NOAA, o navio oceânico autônomo Saildrone Explorer SD 1045, segue lutando contra ondas de até 15 metros de altura, e foi ao encontro do furacão Sam de categoria 4, que mantém ventos máximos sustentados de 240 km/h com rajadas mais altas. O objetivo desta espaçonave é coletar dados científicos críticos da superfície do mar e, no processo, fornecer uma visão completamente nova de uma das forças mais destrutivas do nosso planeta: os furacões.

Este é o Saildrone Explorer SD 1045

A Saildrone Explorer SD 1045, impulsionada pelo vento e com 7 metros de comprimento, parece uma prancha de surfe robótica. Possui uma "asa de furacão" especialmente desenhada, que lhe permite operar em condições extremas de vento intenso, (conseguiu atingir áreas com ventos de 190 k /h, como as apresentadas por Sam), está também equipado com uma excelente câmera.

youtube video id=uQM_03zuSAI

Este drone oceânico foi projetado para desafiar a enorme força de um sistema de ciclones tropicais maiores no oceano aberto, enquanto coleta observações em tempo real para alimentar modelos numéricos de previsão de furacões e fornecer imagens nunca vistas antes de dentro do grande sistema.

youtube video id=6B-uwpZD454

O vídeo acima mostra: à direita o que a câmera a bordo do Saildrone 1045 registra, e à esquerda a animação que indica a localização do drone oceânico dentro do Furacão Sam, em 30 de setembro de 2021.

O SD 1045 faz parte da frota de cinco Saildrones, que operou no Oceano Atlântico durante a temporada de furacões de 2021, coletando dados 24 horas por dia. Esses drones têm a capacidade de chegar tão próximo onde nenhum navio de pesquisa jamais se aventurou, navegando diretamente no olho do furacão e coletando dados que podem marcar um momento divisor no estudo de ciclones tropicais.

O CEO e fundador da Saildrone, Richard Jenkins, disse: “Depois de conquistar o Ártico e o Oceano Antártico, os furacões foram a última fronteira para a sobrevivência de Saildrone. Estamos orgulhosos de ter projetado um veículo capaz de operar nas condições climáticas mais extremas do mundo”.

Melhorias na previsão de furacões

Saildrone fornece dados de velocidade e direção do vento, pressão barométrica, temperatura, salinidade, umidade e muito mais, diretamente para o Laboratório Ambiental Marinho do Pacífico da NOAA e o Laboratório Oceanográfico e Meteorológico do Atlântico, ambos os parceiros Saildrone nesta missão.

Cientistas alertam que as mudanças climáticas estão esquentando rapidamente os oceanos e tornando os furacões mais poderosos, representando um risco cada vez maior para as comunidades costeiras.

As medições feitas pelo Saildrone serão de grande valor para a compreensão dos processos físicos que ocorrem em furacões grandes e destrutivos como o Sam, e para estudar em detalhes como esses tipos de sistemas ciclônicos se desenvolvem e se intensificam. Esta investigação é fundamental para melhorar a previsão de tempestades, e espera-se que reduza a perda de vidas humanas, permitindo melhor preparo nas comunidades costeiras, emitindo os alertas com maior antecipação.