Fortes tempestades atingem o oeste da Arábia Saudita

Em um cenário pouco comum, a Arábia Saudita registou, nos últimos dias, tempo severo com ocorrência de trovoadas, chuva forte, granizo e inundações. Para aqueles que estão habituados à seca e ao calor extremo, como os sauditas, as imagens são impressionantes!

O Reino da Arábia Saudita tem passado por momentos de tempo severo, cenário meteorológico pouco comum para a região. Neste país, são raras as vezes em que ocorreram episódios de precipitação intensa e inundações como as registradas nos últimos dias. A precipitação média anual é baixíssima, em torno de 300 mm e, 60% dela ocorre na região de Assir, que é fortemente influenciada pelas monções do Oceano Índico.

Contudo, desta vez, avisos meteorológicos foram emitidos pelo Centro Nacional de Meteorologia do país e várias regiões entraram em alerta, desde a última quinta-feira (22), para a intempérie que se estendeu até esta terça-feira (27). Seguindo estes avisos, a Defesa Civil do país alertou para a ocorrência de trovoadas, chuva de intensidade moderada a forte e ventos intensos em Assir, Al-Baha, Jazan, Najran, Meca e Medina, de sexta a terça-feira. As regiões de Jawf, Tabuk e a Província das Fronteiras do Norte também registraram chuvas.

A capital Riade, Qassim, a Província do Leste e Hail também registraram chuva moderada a forte, com potencial para inundações e enxurradas. As autoridades fizeram um apelo aos cidadãos para que tomassem o devido cuidado sob tais condições severas, mantendo-se afastados de locais que pudessem inundar.

Em Meca, as ruas transformaram-se em verdadeiros rios e, como vemos no vídeo abaixo, carros ficaram submersos e uma tempestade de granizo "pegou de surpresa" pessoas que faziam o tauafe na Grande Mesquita da cidade. Além disso, em outras imagens do oeste da Arábia Saudita é possível observar impressionantes nuvens de tempestade, vento forte e inundações em locais mais acostumados com a aridez, o calor extremo e secas.