Fortes chuvas causam prejuízos e vítimas no Rio de Janeiro

As fortes chuvas dos últimos dias geraram grandes prejuízos e perda de vidas no estado do Rio de Janeiro. Um grave deslizamento de terra matou 15 pessoas na cidade de Niterói e, além disso, várias pessoas permanecem desalojadas ou desabrigadas.

No sábado, dia 10/11, 15 pessoas morreram devido a um deslizamento de terra na cidade de Niterói, depois de fortes chuvas. Fonte: GloboNews.

Nos últimos dias, estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil foram atingidos por fortes chuvas. Em diversas localidades, um grande volume de chuva ocorreu em um curto período de tempo, o que provocou grandes prejuízos como alagamentos, desmoronamentos e deslizamentos de terra.

O estado do Rio de Janeiro entrou em estado de alerta desde a noite do dia 07/11 com a ocorrência de fortes tempestades, inclusive na cidade do Rio de Janeiro. Desde então a chuva não deu trégua até o sábado, dia 10/11. Somente entre os dias 07 e 08/11 a cidade do Rio de Janeiro registrou um acumulado de chuva equivalente ao esperado para todo o mês de novembro em menos de 24 horas! Toda essa chuva foi gerada devido a passagem de uma frente fria na costa da região Sudeste no dia 08/11. Mesmo após sua passagem, essa frente fria continuou gerando fortes instabilidades devido a formação de uma Zona de Convergência de Umidade (ZCOU).

O grande volume de chuvas resultou em diversos estragos em todo o estado, mas foi na cidade de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, que o pior aconteceu. Na madrugada de sábado, dia 10/11, 15 pessoas morreram após um deslizamento de terra atingir a comunidade do Morro da Boa Esperança. O acidente ocorreu devido a uma ruptura da encosta, acima da comunidade, o que fez com que uma pedra se soltasse e deslizasse, levando abaixo muitas árvores e lama, que atingiram vários imóveis. O terreno estava muito úmido devido as fortes chuvas dos dias anteriores, mas no momento do acidente não estava chovendo.

Outras cidades do RJ também foram afetadas, como Petrópolis, onde parte de uma rua cedeu no dia 08/11. Fonte: Inter TV.

Outras cidades do Rio de Janeiro também foram afetadas pelas fortes chuvas. A região serrana foi a mais afetada, onde cidades como Santa Maria Madalena, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Petrópolis registraram deslizamentos de terra, alagamentos e transbordamento de rios, deixando dezenas de pessoas desalojadas.

Entre os dias 08 e 09/11, mas principalmente no dia 09, as chuvas também castigaram o estado do Espírito Santo. Diversos municípios registram acumulados acima de 100 mm em um período de 24 horas, incluindo a capital Vitória, que registrou um acumulado de 147 mm entre as 10 horas de quinta (dia 08/11) até as 10 horas de sexta (dia 09/11), o que representa quase 67% do acumulado total do mês de novembro. Diversas ocorrências de alagamentos, deslizamentos de terra e pedras e queda de muros foram registradas, deixando mais de 300 pessoas desabrigadas ou desalojadas em todo o estado.