Forte terremoto atinge a capital da Croácia durante quarentena

Em plena quarentena do coronavírus, moradores da capital da Croácia, Zagrebe, foram obrigados a deixarem suas casas e saírem às ruas após um terremoto de 5.5 de magnitude abalar as estruturas da capital croata, nesse domingo (22/03).

Terremoto Croácia
Forte terremoto atinge a capital da Croácia em plena quarentena do coronavírus. Créditos da Imagem: Reuters.

Na manhã do último domingo (22/03) a capital da Croácia, Zagrebe, foi abalada por um forte terremoto, obrigando grande parte da população a sair de suas casas e ficarem nas ruas, mesmo com os regulamentos de distanciamento social impostos devido a pandemia do coronavírus.

O tremor mais intenso ocorreu por volta das 6 horas da manhã, no horário local. O epicentro esteve a 7 quilômetros a norte de Zagrebe, e 10 km de profundidade na terra, com uma magnitude de 5.5 na escala Richter, de acordo com o Instituto Geofísico da Croácia, considerado um terremoto de intensidade moderada. O primeiro ministro Andrej Plenković disse que esse foi o terremoto mais intenso a atingir Zagrebe nos últimos 140 anos!

O terremoto durou pouco mais de 10 segundos, mas foi o suficiente para fazer com que muitos prédios da capital se rompessem ou rachassem. Muitas paredes, muros e telhados foram danificados, alguns caindo sobre veículos, ruas e calçadas. A principal catedral da cidade foi danificada, assim como o prédio do parlamento. Alguns hospitais foram seriamente danificados, obrigando seus pacientes a saírem com urgência dos prédios e ficarem do lado de fora, sob temperaturas próximas de 0°C!

No total, 27 pessoas ficaram feridas, das quais 18 de modo grave. 12 delas foram hospitalizadas, incluindo um adolescente em estado crítico, após ser atingido pelos destroços de um edifício que veio ao chão.

Pelo menos 30 tremores secundários foram registrados antes do final do dia de ontem. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês) cerca de 3 250 000 pessoas vivem num raio de 100 km do epicentro. Estima-se que 56 000 pessoas tenham sentido um tremor muito forte, 864 000 um tremor forte, 402 000 tremor moderado e mais de 2 milhões de pessoas sentiram o tremor de forma leve. Pessoas no sul da Áustria e Eslovênia também sentiram o tremor.

Apesar dos danos estruturais, o ministro da saúde, Vili Beroš, pediu às pessoas que continuem cumprindo os regulamentos de distanciamento social e permaneçam em suas casas, se possível. No país já são 235 casos confirmados de COVID-19, de acordo com o ministro “terremotos são perigosos, mas o coronavírus é ainda mais”.

Na quarta-feira passada (18/03) um terremoto de magnitude 5.7 havia sacudido a capital do estado norte americano de Utah, Salt Lake City. Também em meio a quarentena, a população teve que sair de suas casas pelo receio dos edifícios desabarem ou sofrerem algum dano estrutural. Esse foi o terremoto mais intenso a atingir o estado desde 1992.