Foguete chinês descontrolado que vai cair na Terra hoje oferece riscos?

A semana termina com tensão e olhos atentos ao céu devido a viagem de um foguete chinês que perdeu o controle e vai atingir a Terra na manhã de hoje. Saiba onde o foguete deve cair e quais os reais riscos a população.

foguete
Após lançamento de última peça para a estação espacial Tiangong, foguete pode cair na Terra hoje. Imagem: CNSA/Divulgação

Manhã de sexta-feira (04) tensa e com olhos atentos ao céu por conta do foguete chinês que foi definido pelas autoridades responsáveis como descontrolado, o que claro, representa uma ameaça a população uma vez que existe um risco iminente do projétil cair na Terra uma vez que o mesmo possui 30 metros e cerca de 23 toneladas.

O que se sabe é que o foguete deve cair na manhã de hoje e segue em direção à Espanha, que devido aos riscos precisou fechar parte do seu espaço aéreo com a finalidade de evitar choques com aeronaves.

Foguete chinês descontrolado pode cair na Espanha, veja quais os riscos ao espaço aéreo do país e a sua população.

O foguete chinês Long March 5B era responsável por levar a última peça para a estação espacial Tiangong, na órbita da Terra que foi lançado na última segunda-feira (31). Os chineses tinham como plano concluir a construção de sua estação espacial até o final deste ano.

Risco a população da Espanha

Agências de monitoramento e órgãos do espaço aéreo europeu Eurocontrol acompanham a trajetória do foguete chinês e bloquearam seu espaço aéreo para evitar possíveis choques entre aeronaves em 17 regiões, ou seja, um descontrole no céu que gerou uma grande mudança de planejamentos.

As mudanças de planejamento e funcionamento não ficaram restritas apenas ao espaço aéreo do governo, mas também chegaram aos aeroportos de várias cidades turísticas como Barcelona e Ibiza que fecharam seus portões na manhã desta sexta-feira (04).

A expectativa é que o projétil caia no Oceano Atlântico, porém como foi definido como um foguete fora de controle, tudo pode acontecer como a pior hipótese de cair no solo. A preocupação existe, mas vale ressaltar que parte do foguete será destruída durante sua reentrada na atmosfera.

O serviço de emergência da Catalunha disse que devido ao risco associado à passagem do objeto espacial CZ-5B pelo espaço aéreo espanhol, voos foram totalmente restringidos na manhã de hoje tanto na Catalunha quanto em outras comunidades.

O que deu errado?

Vale ressaltar que o normal de acontecer em lançamentos de foguetes ao redor de todo o mundo é que os pedaços maiores desses projéteis caiam no mar ou em locais bem isolados na terra minutos após a decolagem.

No entanto, neste caso, o que deu errado é que diante a dimensão e tamanho da caraga transportada pelo foguete que em seu estágio inicial possuía 30 metros e cerca de 23 toneladas, o corpo principal do foguete chinês Long March 5B precisou alcançar a órbita da terra, onde foi descartado após liberar o módulo Mengtian da estação espacial Tiangong.

Os restos do foguete, que não possuíam um sistema de controle, entraram em uma trajetória muito instável e ficando descontrolado devido ao arrasto atmosférico e a gravidade terrestre.

Isso já aconteceu antes

Apesar de assustador e surpreendente, não é a primeira vez que isso acontece, esse risco de um foguete atingir a Terra. Aliás, a mesma estação chinesa Tiangong deu trabalho ao espaço aéreo em julho deste ano após o lançamento do segundo módulo, em que restos também caíram de forma considerada descontrolada atingindo uma região do Oceano Índico.

foguete
Simulação dos possíveis locais de impacto (linhas azuis e amarelas) dos restos do foguete Long March 5B. Imagem: Aerospace Corporation

Detritos desse mesmo tipo de foguete atingiram o solo na Costa do Marfim em 2020, e em todos esses casos, autoridades ao redor do mundo criticaram o país chinês. Foi dito que a China não tinha projetado sistemas que derrubem os seus foguetes pesados de forma controlada.