Evento extremo de chuva marcou de forma negativa o Sul do Brasil. Confira imagens, informações e a previsão do tempo

Não deu tempo nem de se recuperar das chuvas passadas! OFeriado de Finados foi de altos acumulados de precipitação na Região Sul! Mas como fica o tempo no final de semana? Vem conferir!

Chuvas na Região Sul
Queda de arvores, alagamentos, inundações e deslizamentos de terra marcaram o feriado de Finados na Região Sul. Fonte: Divulgação/G1.

A formação de mais um ciclone extratropical neste feriado prolongado provocou elevados acumulados de chuva em partes da Região Sul do Brasil, ocasionando alagamentos e transtornos na região. A região foi atingida por chuvas volumosas por conta da frente fria associada ao ciclone extratropical que passa pela Região Sul neste feriado prolongado.

Os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas, até as 8h de hoje (3), registrados pelo INMET:

  • Dois Vizinhos (PR): 121,8 mm
  • Dionísio Cerqueira (SC): 94,0 mm
  • Santiago (RS): 85,0 mm
  • São Luiz Gonzaga (RS): 80,2 mm
  • Erechim (RS): 78,8 mm
  • Alegrete (RS): 78,0 mm

Na noite de quinta-feira (2), a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina determinou o fechamento de todas as comportas da Barragem Oeste, na cidade de Taió. A medida foi tomada para evitar inundação, com o intuito de diminuir a vazão dos rios.

Em Rio do Sul, o nível do rio na cidade chegou a 7,54 metros e segundo a Defesa Civil, a cota de inundação foi alterada para 9 metros. Na divisa entre RS e SC, em Barra do Rio Azul, a força da enxurrada foi capaz de arrastar um carro.

Outro município bastante afetado foi o de Blumenau, onde uma árvore caiu em cima de uma casa de madeira que desabou e feriu duas pessoas na manhã desta sexta (3), no Vale do Itajaí. As vítimas, que seriam um homem e uma mulher, foram levados ao Hospital Santo Antônio. A Defesa Civil da cidade está em alerta, e ao todo já foram registradas 44 ocorrências até as 9h30 desta sexta (3). O rio Itajaí-Açu já atingiu 6 metros nas primeiras horas do dia.

Além disso, as cidades do Oeste e Sul também tiveram estragos por conta das chuvas intensas, com trechos de rodovias interditados devido a deslizamentos de terra, alagamentos e queda de árvores. Em Quilombo, o acumulado de precipitação em 12 horas, chegou a 111 mm entre a quarta (1) e a quinta-feira (2), e algumas casas ficaram submersas pela água e os moradores precisaram ser retirados.

No município de Maravilha, em Santa Catarina, comércios, escolas, residências e veículos foram atingidos por alagamentos durante a última quinta-feira (2). Três famílias ficaram desalojadas e o município de Maravilha orienta que moradores de áreas mais baixas deixem as casas por conta do risco de enchentes.

Não deu tempo nem se recuperar das últimas chuvas

As chuvas que atingiram o estado de Santa Catarina nas primeiras semanas de outubro, causou perda em mais de 46 mil propriedades rurais e atingiu 3,6 milhões de pessoas, gerando 1,2 bilhão em prejuízos. O governo estadual anunciou um pacote de apoio aos catarinenses atingidos pela chuva.

Desde 3 de outubro, seis pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas, enchentes, alagamentos e enxurradas. Das 295 cidades catarinenses, 100 decretaram situação de emergência.

As chuvas intensas não só provocaram transtornos em Santa Catarina, mas também trouxeram prejuízos para o estado vizinho, Paraná. Neste ano, estudantes que estão inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e moram em cidades afetadas pelos temporais que acometeram o Paraná, poderão pedir reaplicação da prova.

O primeiro dia de prova acontece neste domingo (5) e no dia 12 de novembro! As solicitações serão avaliadas caso a caso, e se ficar comprovado que houve prejuízo em decorrência do desastre climático, o participante poderá realizar as provas em outras duas datas: 12 e 13 de dezembro.

E para o final de semana? Mais chuvas ou tempo firme?

O ciclone extratropical tende a se deslocar em direção ao Oceano Atlântico entre sexta (3) e sábado (4)! E a região litorânea, entre o estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, permanece em alerta para ocorrência de ventos costeiros, que ganham força na noite da sexta (3) com intensidade em torno de 100 km/h. Essa situação deve se manter durante a manhã do sábado (4), mas no decorrer do dia, o ciclone se desloca para o alto mar e os ventos perdem força gradativamente.

No estado do Paraná, a chuva deverá dar uma trégua! Mas a temperatura vai cair, devido a passagem da frente fria! A mínima pode chegar aos 9°C na capital Curitiba.

O sábado tende a ficar estável, variando entre com períodos nublados e céu limpo ao longo do dia em boa parte do estado do Paraná. Para Santa Catarina, o tempo tende a ser semelhante, com céu limpo no litoral do estado e possibilidade de chuvas pontuais no Oeste de SC, mas sem grandes acumulados de precipitação. Para o estado gaúcho, o dia amanhece com céu parcialmente encoberto, mas ao longo do dia tende a ficar limpo com períodos nublados.

E no domingo, a previsão é de tempo firme como céu de brigadeiro na porção norte do RS. No Oeste de Santa Catarina a previsão será semelhante, tempo firme e sem previsão de chuvas. Em Florianópolis, o dia pode amanhecer parcialmente nublado, mas ao longo do dia a nebulosidade irá se dispersar. O mesmo é válido para o estado do PR, com temperaturas mínimas variando entre 9°C e 18°C.