Itália: vulcão Etna entra em erupção e produz rios de lavas!

Desde ontem a noite, o Etna voltou a se exibir com um novo intensamente. A erupção, bem visível também nas províncias próximas ao Etna, foi produzida por duas fissuras abertas no flanco sul da cratera sudeste.

Desde ontem à noite, o Etna voltou a dar um espetáculo com uma nova e intensa erupção, ficando claramente visível desde as províncias próximas ao vulcão, sendo produzida por duas fissuras eruptivas abertas no lado sul da cratera. Os jatos de lava atingiram alturas em torno de 150-200 metros acima da ruptura. Depois de quinze minutos, o lado sudeste da cratera começou a entrar em colapso, expelindo um fluxo piroclástico (de fragmentos de rochas) de várias centenas de metros na direção sudoeste.

Logo depois deste primeiro fluxo piroclástico, seguiu-se um segundo bem mais intenso, que percorreu cerca de 2km, também na direção sudoeste. Um terceiro, porém menor, ocorreu às 23:30h. A atividade do vulcão durou alguns minutos e diminuiu de intensidade pouco antes da meia-noite.

Após cerca de uma hora, uma segunda fase de fontes de lava se iniciou e durou cerca de 10 minutos. Depois de um intervalo de atividade estromboliana (explosões pouco perigosas que expelem pequenos volumes de lava), por volta das 02:00h da manhã de segunda-feira (14) iniciou-se uma terceira fase de fontes de lava, com duração de cerca de 1 hora, que foi seguida por uma fase estromboliana fraca, esta ainda em curso nesta manhã.

O fluxo na encosta sudeste da cratera chegou à área de "Torre del Filosofo" e da encosta sudoeste se expandiu no planalto à montante do "Monte Frumento Supino". A erupção também produziu um aumento do tremor vulcânico e a liberação de uma grande quantidade de cinzas e lapilli (fragmentos de pequenas pedras vulcânicas) que, empurradas pelo vento, atingiram os centros habitados da zona sul do vulcão, incluindo os bairros da zona norte de Catânia, que esta manhã acordou sob um fino céu de cinzas.