Eclipse solar total em 8 de abril: quão rápido a sombra da Lua viajará?

A sombra da Lua viajará mais rápido que a velocidade do som e cobrirá completamente o disco solar em uma parte do planeta Terra. O caminho da totalidade cruzará a América do Norte em 8 de abril de 2024.

Eclipse solar total em 8 de abril: quão rápido ele viajará até a sombra da Lua?
Eclipse solar total em 8 de abril: quão rápido a sombra da Lua viajará?

Durante o eclipse solar total de 8 de abril, a sombra da Lua não se moverá a uma velocidade constante, irá desacelerar e depois acelerar novamente. Segundo a NASA, passará pela Terra a mais de 2.400 km/h no dia 8 de abril.

Lembremos que um eclipse solar ocorre na Terra quando a Lua, em sua fase nova, bloqueia pelo menos parte do Sol, visto da Terra. Todos os eclipses solares lançam uma grande sombra difusa na Terra chamada penumbra. De dentro dele, os observadores observam um eclipse solar parcial, observando como a lua bloqueia gradualmente parte do sol antes de se afastar gradualmente.

Somente durante um eclipse solar total, como o que ocorrerá neste dia 8 de abril, a Lua bloqueia completamente o disco solar. Neste caso, uma sombra cônica menor e mais escura chamada umbra é projetada na Terra. Esse é o caminho da totalidade e qualquer observador localizado nessa área verá como o dia se transforma em noite.

De que depende a velocidade do avanço da sombra em um eclipse?

A largura da umbra (o caminho da totalidade) e da penumbra (a zona do eclipse parcial) dependem da distância da Lua à Terra durante o eclipse. Isso também afeta a velocidade com que a sombra se move, bem como a velocidade de rotação da Lua e da Terra. A lua orbita a Terra de oeste para leste, da mesma forma que a Terra gira, mas a Lua se move mais rápido.

Eclipse solar total em 8 de abril de 2024
Eclipse solar total em 8 de abril de 2024. Créditos: TimeAndDate

As sombras penumbral e limiar da Lua são projetadas como uma trajetória, porque a Terra gira sob a sombra da Lua que se move mais rápido. Assim, embora a sombra da Lua se mova muito rapidamente pela Terra durante um eclipse, ela é neutralizada pela velocidade de rotação da Terra.

Embora a sombra da Lua se movesse ainda mais rápido pelo planeta se não estivesse girando, neste dia 8 de abril essa sombra ainda se moverá excepcionalmente rápido. Contudo, ela não viajará a uma velocidade constante.

Eclipse solar total em 8 de abril
Quanto tempo leva para atingir a trajetória do eclipse solar total? Créditos: greatamericaneclipse.com

A sombra da Lua viajará mais lentamente no ponto de maior eclipse perto da cidade de Nazas, no México, onde a duração é mais longa e também onde a velocidade da sombra é mais baixa”, disse o cartógrafo de eclipses Michael Zeiler no Great American Eclipse.

Quão rápido o eclipse solar total em 8 de abril viajará?

No vídeo a seguir, a Terra, a Lua, o Sol e os cones de sombra são vistos através de uma lente telescópica em uma câmera virtual. Longas distâncias focais como a usada aqui parecem comprimir a distância entre objetos próximos e distantes. Apesar das aparências, a geometria da cena está em escala. O cone umbra da Lua tem aproximadamente 30 diâmetros terrestres de comprimento, apenas o suficiente para alcançar a Terra, enquanto o Sol é 400 vezes maior que a Lua e cerca de 400 vezes mais distante, explica a NASA.

A câmera virtual voa do lado noturno da Terra e da Lua para o lado diurno, revelando o caminho da sombra da Lua durante o eclipse solar total em 8 de abril de 2024. A umbra viaja sobre a superfície por mais de 2.400 km/h por hora ao longo do caminho da totalidade, mostrado em vermelho. A sombra se moveria ainda mais rápido se a Terra não girasse na mesma direção. A sombra segue o movimento oeste-leste da Lua em sua órbita.

A umbra permanece sobre a Terra por apenas uma hora e quarenta minutos antes de se mover em direção ao Atlântico Norte e depois saltar da borda da Terra, no eclipse solar total de 8 de abril de 2024.

O contorno da escuridão é mostrado em roxo, e as bordas norte e sul do caminho que ela percorre são desenhadas em amarelo. Isso mostra a parte da Terra onde as pessoas verão pelo menos um eclipse parcial. Em cada extremidade do caminho do eclipse em laranja estão as linhas do nascer e do pôr do sol, pontos na Terra onde o eclipse começa ou termina ao nascer ou pôr do sol.

youtube video id=wqcWiJiL5r4

“À medida que a sombra se move pela América do Norte, a velocidade da sombra aumenta porque o ângulo oblíquo da sombra em uma Terra curva resulta em maior velocidade no solo”, explica o especialista em eclipses Xavier Jubier na Space.com.

Por exemplo, às 11h37 UTC de 8 de abril, o evento começará como um nascer do sol eclipsado no Oceano Pacífico, durante o qual a sombra da lua viajará a 16.801.217 km/h, Jubier mostra no mapa interativo do eclipse com Google Maps.

Eclipse solar total em 8 de abril
Lembre-se que para assistir a um eclipse solar é necessário usar proteção adequada para os olhos, faça-o por métodos indiretos ou com telescópio solar com filtro especial.

Terminando como um pôr do sol eclipsado no Atlântico, viajará a 8.908.002 km/h. Porém, perto de Nazas, no México, o ponto máximo do eclipse (onde os centros do Sol, da Lua e da Terra estão perfeitamente alinhados), se moverá a uma velocidade de 2.519 km/h. A sombra irá desacelerar até esse ponto e aumentar a sua velocidade depois, de modo que quando a sombra da Lua entrar nos EUA sobre o Texas, ela acelerará ligeiramente para 2.570 km/h. Em seguida, acelerará o ritmo através dos EUA e, ao deixar a Terra Nova, no Canadá, e entrar no Atlântico, deslocar-se-á a 7.607 km/h.

Eclipse solar total: 8 de abril de 2024
Eclipse solar total: 8 de abril de 2024

O eclipse solar total de abril viajará a velocidades que variam de 16 milhões de quilômetros por hora, metade da velocidade da explosão de supernova mais rápida já detectada, a 2.518 km/h, que é cerca de duas vezes a velocidade de um avião supersônico (lembre-se que a velocidade de um avião supersônico). o som é de cerca de 1235 km/h).