É seguro ficar dentro de um carro durante a queda de um raio?

Depois de ver as imagens virais de uma van destruída por um raio no Brasil, muitas pessoas se perguntaram como é verdade que os carros protegem contra raios. Aqui temos a resposta.

picape relâmpago Brasil
Imagens que viralizaram esses dias, uma caminhonete destruída por um raio no Brasil. O que aconteceu? Os carros são realmente seguros contra raios?

As imagens são impressionantes: uma caminhonete praticamente destruída por um raio que se acredita ter atingido a antena situada no teto na traseira do veículo, queimando os circuitos elétricos e todo o interior.

Muitas pessoas, surpresas com as imagens, se perguntam se é realmente seguro permanecer dentro de um veículo em caso de temporais com grande atividade elétrica, como há anos aconselham meteorologistas e comunicadores.

youtube video id=2FxVZEpq_8o

Vamos ver o que a ciência diz.

A gaiola de Faraday

Michael Faraday (1791–1867) foi um cientista britânico, famoso por suas contribuições ao eletromagnetismo e à eletroquímica, além de descobrir a indução eletromagnética e a eletrólise.

Entre suas outras contribuições, destacamos a gaiola de Faraday, que já o deixou incomunicável em um elevador, permite que você cozinhe no micro-ondas ou talvez até o tenha salvado de ser atingido por um raio.

Gaiola de Faraday e bobina de Tesla
Uma pessoa dentro de uma gaiola de Faraday testa sua eficácia contra descargas de alta tensão geradas por uma bobina de Tesla, em homenagem a seu inventor, Nikola Tesla, que a patenteou em 1891

Chamamos de gaiola de Faraday uma estrutura metálica vedada contra campos elétricos ou eletromagnéticos, uma estrutura que impede a entrada e a saída destes últimos, protegendo assim o que está dentro ou fora da gaiola. Por isso, ao entrar em um elevador, os celulares não captam sinais externos e as comunicações ficam difíceis.

O micro-ondas é uma gaiola de Faraday, já que as paredes do forno, feitas de metal, refletem e contêm o campo eletromagnético gerado pelo aparelho, que só é absorvido pelo que está dentro dele e precisa ser aquecido: a comida.

Um avião, como um carro, funciona como gaiolas de Faraday.

Aviões e raios

Em média, uma aeronave é atingida por um raio pelo menos uma vez por ano, ou uma vez a cada 1.000 horas de voo, mas raramente tem um impacto significativo na operação segura contínua da aeronave. Atualmente, as aeronaves estão bem equipadas para minimizar o risco de acidentes por raios.

Miley Cyrus
Em 23 de março de 2022, o avião que transportava Miley Cyrus foi atingido por um raio enquanto voava para o Paraguai e teve que fazer um pouso de emergência. Sua postagem no Instagram incluiu um vídeo do momento em que o raio atingiu o avião e os danos à aeronave. Ninguém foi ferido.

The Boeing Company, um dos maiores fabricantes de aeronaves do mundo, indica que a maioria das partes externas das aeronaves “antigas” são estruturas metálicas grossas o suficiente para serem resistentes a raios, enquanto as aeronaves modernas são feitas de um compósito de carbono leve coberto por uma camada fina de cobre que funcionam como gaiolas de Faraday. Em ambos os casos, eles funcionam como proteção básica contra descargas atmosféricas, ao mesmo tempo em que protegem os espaços internos do avião. Embora a cobertura de metal não impeça que toda a energia eletromagnética do raio entre na fiação elétrica, ela pode manter essa energia em um nível seguro.

Carros e raios

Não... não são os pneus que nos protegem dos raios. Assim como no caso dos aviões, a carroceria metálica dos automóveis funciona como uma gaiola de Faraday, fazendo com que os raios passem pelo exterior da carroceria até o solo, sem prejudicar o motorista ou os passageiros.

Os carros estão seguros em caso de raios, como pode ser visto no vídeo a seguir:

youtube video id=TA_zrvBctH8

Um raio atingiu aquele caminhão pelo menos quatro vezes. Apesar disso, nenhum dos ocupantes se feriu, apenas os circuitos elétricos foram afetados.

No caso de buscar abrigo de uma tempestade, o carro oferece proteção adequada; é preciso entrar e seguir as mesmas recomendações que devemos seguir se a tempestade elétrica nos surpreender no caminho: tentar não tocar nas partes metálicas, fechar as janelas e desligar o rádio. Em caso de prisão, faça-o longe de grades de proteção, cercas de arame, cercas metálicas ou linhas de energia. Desligue o rádio e feche as janelas.

E se vamos sair do veículo depois de ter sido atingido por um raio, é aconselhável esperar alguns minutos até que a superfície metálica, eletricamente "carregada" pelo raio, tenha conseguido descarregar no solo. Se não tomarmos esta precaução, podemos ser nós que, ao pisar no chão ao descer, fechamos o circuito e sofremos as consequências da descarga, que podem ser leves a graves.

Então... por que um raio destruiu a caminhonete?

No início deste artigo compartilhamos imagens e vídeo de uma caminhonete destruído por um raio no Brasil, que viralizou, levantando dúvidas sobre a eficácia da proteção contra raios oferecida por um veículo.

O fato aconteceu no dia 20 de janeiro de 2023 em Goiás do Brasil, e o mecânico que resgatou o veículo contou ao portal de noticias G1 que "Um raio atingiu a antena e atravessou o sistema elétrico do carro, causando um curto-circuito, incendiando-o e derretendo o painel"

O mecânico disse ainda que o motorista, que não quis se identificar, saiu do carro imediatamente e não teve ferimentos. “Ele pensou rápido e saiu rapidamente do carro, fechando as portas para que o fogo não se alastrasse”, explicou o mecânico.

No caso de um raio atingir um carro, é muito improvável que os passageiros se machuquem... mas o veículo costuma ter danos materiais: queimaduras, os pneus costumam estourar e, claro, os componentes elétricos do carro costumam ficar inutilizados.

O carro ainda é um porto seguro para raios.