Dia de Sobrecarga da Terra: estamos em dívida com nosso planeta

O dia 1° de agosto foi o Dia de Sobrecarga da Terra, dia que esgotamos os recursos naturais disponíveis para o ano. Desde então, passamos a consumir mais do que a Terra pode nos oferecer, entrando em dívida com nosso planeta.

O Dia de Sobrecarga da Terra ocorreu no dia 1° de agosto nesse ano.

O dia 1° de agosto foi marcado como o Dia de Sobrecarga da Terra, dia em que a humanidade já esgotou todos os recursos naturais da Terra disponíveis para o ano de 2018. É como se você gastasse todo o seu salário antes da metade do mês e tivesse que entrar em dívida para se manter, ou seja, você está consumindo mais do que realmente pode. Portanto, nos próximos 5 meses estaremos em dívida com o nosso planeta.

O Dia de Sobrecarga da Terra é calculado anualmente pela organização internacional de pesquisa Global Footprint Network e marca a data em que a demanda da humanidade por recursos naturais ultrapassa a capacidade de regeneração desses recursos pelos ecossistemas da Terra. O cálculo dessa data é feito através da estimativa da Pegada Ecológica, que mede a demanda de um indivíduo ou população por recursos naturais, como a de alimentos (vegetais e de origem animal), madeira, fibras (como algodão), espaço para construções e infraestruturas e também a emissão de carbono pela queima de combustíveis fósseis. Ela resume em hectares (ha) a extensão territorial que um indivíduo ou população “utiliza” em média para se sustentar.

Após essa data, estamos consumindo mais do que a terra pode oferecer, estamos desmatando em uma velocidade maior que as florestas podem se regenerar, estamos esgotando o solo e a água disponíveis e estamos emitindo mais dióxido de carbono do que as florestas podem absorver. Aliás, a excessiva queima de combustíveis fósseis é a principal responsável pelo consumo excessivo dos recursos naturais, representando cerca de 60% da pegada ecológica de toda a humanidade.

O Dia de Sobrecarga da Terra tem chegado cada vez mais cedo nos últimos anos. Adaptado de Global Footprint Network.

De acordo com os cálculos feitos pela Global Footprint Network, a humanidade precisaria de 70% a mais dos recursos naturais disponíveis para suprir a demanda atual, ou seja, precisaríamos de 1.7 Terras para manter nosso consumo anual atual. Esse número é ainda maior em países desenvolvidos. Se todos vivessem como a população dos Estados Unidos precisaríamos de 5 Terras anualmente! Já para a Índia seria necessário somente 0.7 Terra para satisfazer as necessidades da população. No caso do Brasil, para o nível de consumo atual seriam necessárias 1.8 Terras.

O dia 1° de agosto é o Dia de Sobrecarga da Terra mais cedo registrado desde 1970, quando começamos a esgotar os estoques naturais antes do ano acabar, desde então esse dia tem chegado cada vez mais cedo, e nesse ano batemos o recorde. Desde esse dia estamos usando e consumindo os recursos que pertenceriam a gerações futuras.

#Movethedate: mover a data rumo a um equilíbrio sustentável

Apesar de já estarmos sofrendo com as consequências do consumismo exacerbado, como mudanças climáticas associadas a emissão de gases estufa, as crises hídricas cada vez mais recorrentes e o colapso de ecossistemas naturais, é possível inverter essa tendência. Repensar os atuais hábitos de consumo, reduzir a emissão de carbono, investir em energias renováveis, diminuir o desperdício de recursos naturais são somente algumas das ações que poderiam adiar essa data para retornarmos ao equilíbrio sustentável do planeta.