Dia da Terra 2021: Vamos restaurar nossa Terra, nosso lar

No dia 22 de abril é celebrado o Dia da Terra, uma data em que o mundo todo se une não só para celebrar a riqueza de nosso planeta, mas também para discutir as nossas ações e o principais problemas que prejudicam nosso ecossistema.

Terra
Todos os anos é celebrado no dia 22 de abril o Dia da Terra, um dia de reflexão e conscientização a respeito dos principais problemas que afligem nosso planeta! Imagem: NOAA.

Hoje, dia 22 de abril, é celebrado mundialmente o Dia da Terra, ou o Dia Internacional da Mãe Terra, um dia para toda humanidade refletir a respeito do futuro do nosso planeta, os impactos de nossas ações como seres que a habitam e o que podemos fazer para frear ou reverter os impactos negativos que a prejudicam!

A Mãe natureza não espera. Precisamos de um planeta verde, mas o mundo está em alerta vermelho. Estamos à beira do abismo. Devemos ter certeza de que o próximo passo está na direção certa - António Guterres, Secretário Geral da ONU

O primeiro Dia da Terra ocorreu em 1970, criado pelo então senador dos Estados Unidos Gaylord Nelson, com a intenção de criar uma data para chamar a atenção da população e de governantes para os diversos problemas ambientais que afetavam o planeta. No início a comemoração era focada nos Estados Unidos, mas em 1990 Denis Hayes, um dos coordenadores dessa data no país, levou a comemoração a outras 141 nações, tornando-a internacional.

youtube video id=ghcghqnmX6s

No ano passado, aniversário de 50 anos da data, os eventos presenciais de comemoração foram cancelados devido a pandemia da COVID-19, com isso, diversos eventos e ações foram feitos de forma virtual. O resultado foi uma enorme mobilização online, a maior da história, que reuniu mais de 100 milhões de pessoas de 192 países nos eventos promovidos nesse dia.

Nesse ano o tema escolhido foi “Restore Our Earth”, em português “Restaure nossa Terra”, um apelo para que mais ações sejam feitas para proteger o ecossistema que nos resta e tentar recuperar parte do que foi perdido. O tema foi escolhido também para nos lembrar que ainda há tempo de proteger o que temos, nem tudo está perdido, mas as ações devem ser tomadas desde já!

Principais eventos e ações no Dia da Terra

Nesse ano as ações foram divididas em três dias, começando no dia 20 com a cúpula global do clima para jovens, liderada pelo Earth Upising, reunindo centenas de jovens ativistas do clima, incluindo Greta Thunberg, Alexandria Villaseñor e Licypriya Kangujam.

No dia 21 ocorreu o “Teach for the Planet: Global Education Summit”, uma cúpula cujo foco foi destacar o papel essencial que os educadores desempenham no combate às mudanças climáticas e a importância de uma boa educação climática transformadora para as novas gerações.

Hoje, no dia oficial, está ocorrendo a cúpula global de líderes sobre o clima, a convite do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que reúne 40 líderes de estado ou organizações. Alguns líderes já anunciaram nesse dia algumas metas para o enfrentamento das mudanças do clima, como o próprio Joe Biden, que prometeu reduzir as emissões de gases de efeito estufa pela metade até 2030 nos Estados Unidos.

O que podemos fazer nesse dia?

Apesar de parecer que as grandes decisões estão nas mãos dos líderes globais, nossas ações individuais não são isentas de responsabilidades em relação a proteção da Terra e as mudanças climáticas. Nosso planeta opera num sistema onde todos os elementos estão conectados, desde o macro (atmosfera, oceanos e continente) ao micro (todos os seres vivos). Dessa forma, toda ação, por menor que seja, gera uma consequência a todo o meio!

Portanto, o primeiro passo é sempre a conscientização! Busque se conscientizar a respeito dos principais desafios a respeito da preservação do meio ambiente, tanto em âmbito local quanto global, e o que tem sido feito a respeito. Aproveite que nesse dia diversos eventos ocorrerão de forma online, alguns podem ser encontrados na plataforma EarthDay.org! E mais importante do que isso, reflita sobre seus hábitos e se pergunte “será que estou cuidando e respeitando o meio ambiente como faço com minha própria casa?”